Please use this identifier to cite or link to this item: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1182
Title: Tecnologia assistiva e recursos computacionais favorecendo a inclusão do aluno com deficiência
Advisor: NEVES, Maria Augusta Lima
Authors: ANJOS, Augusto César de Oliveira Corrêa dos
SOUSA, Cleidiane dos Santos
Keywords: Tecnologias assistivas educacionais
Recursos tecnológicos - Ações pedagógicas
Recursos computacionais - Ferramentas de ensino
Aluno com deficiencia - Inclusão
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's)
Issue Date: 2013
Publisher: UFRA/Campus Belém (PA)
Citation: ANJOS, Augusto César de Oliveira Corrêa dos; SOUSA, Cleidiane dos Santos. Tecnologia assistiva e recursos computacionais favorecendo a inclusão do aluno com deficiência. Orientador: Maria Augusta Lima das Neves. 2013. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, PA, 2013.
Resumo: Empreende um olhar sobre o uso da tecnologia assistiva por meio computacional apoiado principalmente nos estudos de Galvão Filho e Damasceno. Com objetivo de analisar o processo de uso da Tecnologia Assistiva por meio dos recursos computacionais na inclusão de alunos com deficiência, avalia quais as dificuldades que professores de uma escola pública municipal do Distrito de Mosqueiro/Belém encontram no atendimento desses alunos. Os resultados evidenciaram que os recursos computacionais já estão inseridos na escola e contribuíram na inclusão dos alunos com deficiência. O estudo apontou para a necessidade de considerar as opiniões e necessidades dos principais envolvidos no contexto escolar.
Abstract: Undertakes a look at the use of assistive technology for computer supported mainly through the studies of Galvão Filho. Aiming to analyze the process of using Assistive Technology through the computational resources on the inclusion of students with disabilities, which assesses the difficulties that teachers at a public school in the District of Mosqueiro / Bethlehem are in the care of these students. The results showed that the computing resources are already involved in school and contributed to the inclusion of students with disabilities. The study pointed to the need to consider the opinions and needs of key stakeholders in the school context.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1182
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TTECNOLOGIA ASSISTIVA E RECURSOS COMPUTACIONAIS FAVORECENDO A INCLUSÃO.pdf889,13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.