Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1297
Título: A evasão no curso de licenciatura em computação na Universidade Federal Rural da Amazônia campus Capitão Poço.
Orientador(es): GARCIA, Fabricio Wickey da Silva
Autor(es): SARAIVA, Jovelina de Oliveira.
Palavras-chave: Ensino superior - Evasão
Licenciatura em computação - Capitão Poço (Pa)
Ensino superior - dificualdades de conclusão
Data do documento: 2019-06-28
Citação: SARAIVA, Jovelina de Oliveira. A evasão no curso de licenciatura em computação na Universidade Federal Rural da Amazônia campus Capitão Poço. Orientador: Prof.º MSc. Fabricio Wickey da Silva Garcia; Coorientador: Prof.º Dr. Edson Koiti Kudo Yasojima. 2019. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Capitão Poço, 2019.
Resumo: A evasão é uma problemática que vem afetando a educação básica e o ensino superior, preocupando inúmeras instituições de ensino. Nesse sentido, as grandes taxas de evasão nos ambientes educacionais de ensino superior requerem bastante atenção, pois atualmente existe um grande fluxo de ingresso de alunos nessas instituições e, em contrapartida, uma quantidade menor de conclusão de curso. Neste sentido, este trabalho busca apresentar um estudo focado na evasão do curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal Rural da Amazônia – Campus Capitão Poço que também apresenta grandes índices de evasão. Dessa maneira, realizou-se uma pesquisa aprofundada buscando investigar os motivos de tamanha desistência ou abandonos, apresentando como isso ocorreu com os discentes evadidos. Com base nos dados coletados, identificou-se alguns fatores que foram considerados grandes favorecedores da evasão dos discentes e com base nestas informações pode-se elaborar uma proposta de intervenção que objetiva amenizar o abandono dos discentes do curso de Licenciatura em Computação.
Abstract: The evasion is a problem that has been affecting basic education and higher education, worrying many educational institutions. In this sense, the high dropout rates in higher education educational environments require a lot of attention, since there is currently a large influx of students in these institutions and, in return, a smaller amount of course completion. In this sense, this work seeks to present a study focused on the avoidance of the Licentiate degree course in Computing of the Federal Rural University of Amazonia - Capitão Poço Campus, which also presents high levels of avoidance. In this way, an in-depth research was conducted in order to investigate the reasons for such abandonment or abandonment, presenting how this occurred with the evaded students. Based on the collected data, we identified some factors that were considered great proponents of students' evasion and based on this information we can elaborate a proposal of intervention that aims to soften the abandonment of the student of the gradution course in Computing.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1297
Aparece nas coleções:TCC - Capitão Poço - Licenciatura em Computação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons