Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1394
Título: A percepção dos discentes concluintes e egressos do curso de ciências contábeis a respeito do programa de educação profissional continuada - PEPC: um estudo na Universidade Federal Rural da Amazônia Campus Tomé-Açu
Orientador(es): OLIVEIRA, Raimunda Macilena da Silva de
Autor(es): ALMEIDA, Bianca de Almeida e
SILVA, Ieda Emanuelle Paiva da
Palavras-chave: Educação Continuada
Atualização Profissional
Profissão Contábil
Data do documento: 2019
Editor: UFRA/Campus Tomé-Açu
Citação: ALMEIDA, Bianca de Almeida; SILVA, Ieda Emanuelle Paiva da. A percepção dos discentes concluintes e egressos do curso de ciências contábeis a respeito do programa de educação profissional continuada - PEPC: um estudo na Universidade Federal Rural da Amazônia Campus Tomé-Açu. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Tomé-Açu, 2019.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos discentes concluintes e egressos do curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal Rural da Amazônia Campus Tomé-Açu, a respeito do Programa de Educação Profissional Continuada- PEPC. Assim como, identificar o nível de conhecimento dos mesmos em relação ao PEPC, verificar a importância e necessidade, do ponto de vista dos pesquisados, desse programa e relacionar a percepção dos concluintes e egressos. Para atingir os objetivos, utilizou-se pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, com o método descritivo. Utilizou-se ainda como instrumento, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa empírica com aplicação de questionários. Com participação de 41 respondentes do total de 51, o que corresponde a 80,39% da população, o estudo revelou que a percepção dos concluintes em relação ao programa foi positiva, considerando que a maioria considera importante a continuidade do aprendizado e formação profissional, devendo se estender para todos os segmentos contábil, independente da obrigatoriedade. Essa percepção veio a partir da identificação e constatação do nível de conhecimento e da análise de importância do PEPC, quando responderam confirmando que consideram importante que o programa deveria se estender a todos os profissionais da contabilidade. Um ponto importante a ser destacado, observado a partir deste estudo que dentre os que tiveram um maior nível de conhecimento, foram os concluintes, enquanto que os egressos em sua maioria desconhecem, afetando assim na sua percepção a respeito do Programa de Educação continuada – PEPC.
Abstract: This research had the objective of analyzing the perception of the graduating students and graduates of the course of Accounting Sciences at the Federal Rural University of the Amazon Campus Tomé-Açu, regarding the Program of Continuing Professional Education (PEPC). As well, to identify their level of knowledge regarding PEPC, to verify the importance and necessity, from the point of view of the respondents, of this program and to relate the perception of the students and graduates. To reach the objectives, a qualitative and quantitative research was used, with the descriptive method. It was also used as an instrument, bibliographical research and empirical research with questionnaires. With the participation of 41 respondents out of a total of 51, which corresponds to 80.39% of the population, the study revealed that the students' perception of the program was positive, considering that the majority considers the continuity of learning and professional training important, and should extend to all accounting segments, regardless of the obligation. This perception came from the identification and verification of the level of knowledge and analysis of the importance of the PEPC, when they responded by confirming that they consider it important that the program should extend to all accounting professionals. An important point to note, observed from this study among those with a higher level of knowledge, were the graduates, while most of the graduates are unaware, thus affecting their perception of the Continuing Education Program (PEPC).
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1394
Aparece nas coleções:TCC - Tomé-Açu - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A percepção dos discentes concluintes e egressos do curso de ciências contábeis....pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons