Please use this identifier to cite or link to this item: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/168
Title: A Utilização do desenho: um estudo em uma escola pública do município de Gurupá
Advisor: CONCEIÇÃO, Heloisa Helena Meireles Bahia
Authors: SACRAMENTO, Antônio Domingos da Silva
TENÓRIO, Eucicléia Souza
Keywords: Desenho - Ensino - método
Educação Infantil - Desenho - ensino
Educação Infantil – Ensino aprendizagem
Educação Infantil – Desenho - prática de ensino
Issue Date: 2015-10-29
Publisher: UFRA
Citation: SACRAMENTO, Antônio Domingos da Silva; TENÓRIO, Eucicléia Souza. A Utilização do desenho: um estudo em uma Escola Pública do Município de Gurupá. 75 f. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Gurupá, 2015.
Resumo: This study aims to socialize the results of research conducted during their months of May and June 2015, at the Municipal School of Cocoon Childhood Education, which sought to know how the design has been used in children's learning in kindergarten. The research was General Purpose "knowing how the design has been used in children's learning in kindergarten. The specific objectives were: to research the influence of design on children's lives, investigate what the purpose of teachers to work with the design in the classroom and analyze the design of the teachers regarding the use of drawing in kindergarten. The survey research problem was "as the design is being used in children's learning in child Education?". The methodology used was predominantly qualitative, use with data collection tools Observations, Semi-Structured Interviews and questionnaires. The target audience of the research were eight teachers who work at schools. We conducted along one bibliographical research. The analysis revealed that the use of design is happening in the learning of children in kindergarten. Not exactly the most appropriate way and not yet explored all the resource potential. It is still needed appropriate structure-physics, materials, knowledge about using drawing in kindergarten.
Abstract: O presente trabalho visa socializar os resultados da pesquisa realizada durantes os meses de maio e junho de 2015, na Escola Municipal de Educação Infantil Casulo, que buscou conhecer como o desenho vem sendo utilizado na aprendizagem das crianças na Educação Infantil. A pesquisa teve como Objetivo Geral “conhecer como o desenho vem sendo utilizado na aprendizagem das crianças na Educação Infantil. Os Objetivos Específicos foram os seguintes: pesquisar a influência do desenho na vida das crianças, investigar qual o objetivo dos professores ao trabalharem com o desenho em sala de aula e analisar a concepção dos professores em relação ao uso do desenho na Educação Infantil. O problema de investigação da pesquisa foi “como o desenho está sendo utilizado na aprendizagem das crianças da educação infantil?”. A metodologia utilizada foi predominantemente qualitativa, utilizamos com instrumentos de coleta de dados Observações, Entrevistas Semiestruturadas e Questionários. O público alvo da pesquisa foram oito professores que atuam na unidade escolar. Realizamos juntamente uma Pesquisa Bibliográfica. As análises revelaram que a utilização do Desenho vem acontecendo no aprendizado das crianças na Educação Infantil. Não exatamente da forma mais adequada e ainda não é explorada todas as potencialidades do recurso. Ainda é necessária estrutura-física adequada, materiais, conhecimentos teóricos acerca da utilização do Desenho na Educação Infantil.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/168
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Utilização do Desenho Um Estudo em Uma Escola Pública do Município de Gurupá..pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.