Please use this identifier to cite or link to this item: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/176
Title: Um estudo sobre “alfabetização e letramento” em uma escola pública no município de Gurupá
Advisor: CONCEIÇÃO, Helena Meireles Bahia
Authors: SERRÃO, Euzeni Moreira
VILHENA, Suilan Coimbra
Keywords: Ensino fundamental - Alfabetização
Ensino Fundamental - Letramento
Ensino Fundamental - Prática de alfabetizar
Ensino Fundamental - Gurupá
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA
Citation: SERRÃO, Euzeni Moreira; VILHENA, Suilan Coimbra. Um estudo sobre “alfabetização e letramento” em uma escola pública no município de Gurupá. 2015. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Gurupá, 2017.
Resumo: Este trabalho tem a finalidade de socializar os resultados da pesquisa realizada no período de maio a junho de 2015, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mariocay, que buscou investigar como vem acontece a prática de alfabetizar letrando no 1º ciclo (1º, 2º, 3º ano) do ensino fundamental. O Objetivo Geral da pesquisa foi investigar como vem acontecendo a prática de alfabetizar letrando no 1º ciclo do ensino fundamental. Os Objetivos Específicos foram conhecer as metodologias utilizadas nas práticas de alfabetizar letrando; analisar as dificuldades nas práticas de alfabetizar letrando (se houver) e pesquisar os pontos positivos nas práticas de alfabetizar letrando (se houver). O problema de investigação da pesquisa foi o seguinte: como vem acontecendo a prática de alfabetizar letrando no 1º ciclo do ensino fundamental?. A metodologia utilizada na pesquisa foi de abordagem Qualitativa, como instrumentos de coleta de dados foram utilizamos Questionários e Entrevistas Semi-Estruturadas, optamos por um Estudo de Caso. Realizamos também uma pesquisa Bibliográfica acerca da temática Alfabetização e Letramento. Os informantes foram quatro professores que atuam do 1º ao 3º ano, do 1º ciclo, do ensino fundamental. As análises revelam que existem algumas dificuldades, como a falta de materiais didáticos e a falta de acompanhamento dos pais. Observamos que foram apontadas pelos entrevistados diversas práticas pedagógicas que são utilizadas no processo de alfabetização e letramento, tais como: jogos, painéis, trabalhos escritos, desenhos, brincadeiras, etc.
Abstract: This work aims to socialize the results of research conducted in the period May-June 2015, the Municipal School of Basic Mariocay Education, which sought to investigate how is happens the practice of literacy letrando in the 1st cycle (1st, 2nd, 3rd year ) of elementary school. The research objective was to investigate how General has been going on the practice of literacy letrando on the 1st of elementary education. The Specific objectives were to know the methodologies used in the practices of literacy letrando; analyze the difficulties in the practices of literacy letrando (if any) and search for the positives in the practices of literacy letrando (if any). The survey research problem was: how is going the practice of literacy letrando in the 1st cycle of basic education?. The methodology used in the study was qualitative approach, such as data collection instruments were used questionnaires and semi-structured interviews, we chose a Case Study. We perform also a bibliographic research about the theme Literacy and Literacy. Informants were four teachers who work from 1st to 3rd year of the 1st cycle of basic education. The analyzes reveal that there are some difficulties, such as lack of teaching materials and lack of parental guidance. We note that were identified by respondents education practices that are used in literacy and literacy process, such as games, panels, writings, drawings, games, etc.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/176
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.