Please use this identifier to cite or link to this item: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/181
Title: O Uso do laboratório de informática como recurso educacional no processo de ensino-aprendizagem.
Advisor: GODIM, Suelen Tavares
Authors: VIEGAS, Maria Keila
Keywords: Tecnologia educacional
Laboratório de informática - Ensino
Processo de ensino-aprendizagem
Professores - Capacitação
Computador - Ensino-aprendizagem
Práticas de ensino
Issue Date: 2013
Publisher: UFRA
Citation: VIEGAS, Maria Keila. O Uso do laboratório de informática como recurso educacional no processo de ensino-aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Bragança, PA, 2013.
Resumo: Este trabalho objetiva desenvolver ações que habilitem professores a utilizar o laboratório de Informática, tendo o computador como instrumento no processo de ensino-aprendizagem. Estimulando os professores na busca de práticas de ensino que integrem o conteúdo a ser ministrado com o uso do computador, dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma intercessão interdisciplinar, que analisa como um espaço informatizado se torna um espaço rico e importante no processo de ensino-aprendizagem, buscando compreender a importância das atividades desenvolvidas neste espaço para a prática docente. Para isso, foi elaborado a seguinte questão problematizadora que norteou este trabalho: Como a utilização do Laboratório de Informática pode influenciar no processo de ensino-aprendizagem? A investigação foi realizada durante o primeiro semestre do ano letivo de 2013, em uma Escola da Rede Municipal de Cachoeira do Piriá- Pará, com professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada baseou-se numa abordagem qualitativa e envolveu as seguintes etapas: a) estudo teórico e bibliográfico envolvendo artigos, livros e pesquisas publicadas sobre a utilização do laboratório de informática como recurso no processo de ensino-aprendizagem; b) aplicação de questionários e observações que analisaram a realidade escolar sobre a utilização dos recursos tecnológicos pelos professores no laboratório de informática; c) realização de palestras voltadas para a organização e planejamento das aulas desenvolvidas no laboratório de informática e oficinas que abordaram softwares educativos e produção textual utilizando softwares e o editor de texto (Microsoft Word). Serviram como referenciais teóricos autores como Valente (1993, 1999), Sant’Anna (1997), Mercado (2007), entre outros. Esta experiência possibilitou compreender que, de modo geral, os professores pesquisados valorizam o computador como recurso pedagógico, no entanto, seus conhecimentos sobre o uso desse recurso são bastante limitados. Desse modo, sabe-se que esse processo não é simples, sendo preciso romper estruturas arraigadas há muito tempo e dissolver os medos da utilização das tecnologias digitais. Nessa experiência os receios estiveram presentes, mas não se tornaram entraves, porque foram substituídos pela curiosidade e vontade de aprender dos professores.
Abstract: This work aims to develop actions that enable teachers to use the Computing Laboratory, and the computer as a tool in the teaching-learning process. Encouraging teachers in search of teaching practices that integrate the content to be taught using the computer, the students in the early years of elementary school in an interdisciplinary intercession, that looks like a computerized space becomes a space rich and important teaching-learning, trying to understand the importance of the activities performed in this space for teaching practice. For this, we designed the following question problematical that guided this work: How to use the Computer Lab can influence the process of teaching and learning? The study was conducted during the first semester of the academic year 2013 in a School of Municipal Cachoeira do Piriá Para, with teachers working in the early years of elementary school. The methodology was based on a qualitative approach and involved the following steps: a) theoretical study involving literature and articles, books and published research on the use of the computer lab as a resource in the teaching-learning process, b) questionnaires and observations that analyzed the school reality on the use of technological resources by teachers in the computer lab c) lectures focused on the organization and planning of lessons developed in the computer lab and workshops that addressed educational software and textual production using software and editor text (Microsoft Word). Served as theoretical as authors Valente (1993, 1999), Sant'Anna (1997), Mercado (2007), among others. This experience enabled us to understand that, in general, the teachers surveyed value the computer as a teaching resource, however, their knowledge about the use of this feature are quite limited. Thus, it is known that this process is not simple, being necessary to break ingrained structures long and dissolve fears the use of digital technologies. In this experience the fears were present but did not become obstacles because they were replaced by curiosity and desire to learn teacher.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/181
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COMO RECURSO EDUCACIONAL....o.pdf816,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons