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Title: O uso do Gcompris no Auxilio da alfabetização do 3º ano do ensino fundamental
Advisor: COSTA, Ana Regina Cecim
Authors: SILVA, John Miro Morette
SILVA, Luís Vieira da
Keywords: GCOMPRIS
Software educativo
Alfabetização
Tecnologia educacional
Ensino e aprendizagem - Tecnologias
Issue Date: 2013
Publisher: UFRA
Citation: SILVA, John Miro Morette; SILVA, Luís Vieira da. O uso do Gcompris no auxílio da alfabetização do 3º ano do ensino fundamental. 2013. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Pólo Bragança, 2013.
Resumo: O presente trabalho investiga o uso do GCOMPRIS na alfabetização dos alunos de 3º ano do ensino fundamental, sobretudo, considerando a problemática existente em relação ao método de alfabetização na instituição de ensino no qual estão inseridos e tomando como base que alguns softwares destinados ao processo de ensino aprendizagem, permitem ao educando interagir com a máquina de forma motivadora e divertida. Esta pesquisa tem como objetivo principal o de analisar as contribuições do software educacional, o qual proporcionou o uso desta ferramenta de forma pedagógica a facilitar o processo de alfabetização dos alunos. Para isto, o trabalho foi conduzido em quatro momentos, partindo da Analise das dificuldades encontradas pelo aluno, verificando a principio qual o nível de conhecimento sobre leitura e escrita do aluno: A seguir foi realizada uma pesquisa com os professores visando um levantamento prévio sobre seus conhecimentos relacionados à informática: Logo após analisar o software, colocaram os alunos em contato com as maquinas na sala de informática com o auxilio das professoras da turma, as quais apresentaram plano de aula de língua portuguesa para ser adaptado ao software educacional. Finalmente, no decorrer da aplicação, percebeu-se que os educandos estavam entusiasmados em lidar com o programa, motivados a este novo desafio. Vale ressaltar que foi possível ao aluno assimilar vários tipos de conhecimentos, concluiu-se que o software viabiliza uma abordagem instrucionista e possibilita que seja um recurso pedagógico para auxiliar no processo ensino aprendizagem.
Abstract: This paper investigates the use of GCompris in literacy of students from 3rd grade level, especially considering the problems existing in relation to the method of literacy in the educational institution in which they live and on the grounds that some software designed to process teaching and learning, allow the learner to interact with the machine so motivating and fun. This research aims to analyze the main contributions of educational software, which provided the use of this tool in order to facilitate the educational process of students' literacy. For this, the study was conducted in four stages, starting from the analysis of the difficulties encountered by the student, verifying the principle that the level of knowledge about reading and writing student: Following a survey was conducted with teachers seeking an earlier survey about their knowledge related to computer science: after analyzing the software, put students in touch with the machines in the computer room with the help of the teachers of the class, which presented lesson plan for English to be tailored to educational software. Finally, during the implementation, it was realized that the students were excited to handle the program, motivated for this new challenge. It is noteworthy that it was possible to assign multiple types of student knowledge, it was concluded that the software enables instructional approach and enables it to be a teaching resource to assist in the learning process.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/183
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