Please use this identifier to cite or link to this item: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/185
Title: O Tux Paint no processo de alfabetização e letramento.
Advisor: SILVA, Odinéa Lopes da
Authors: SILVA, Antônio Gomes
COSTA, José Cleyton Santana
Keywords: Software Educativo
Tecnologia educacional
Alfabetização
Letramento
Software Tux Paint
Ensino aprendizagem – Tecnologias
Informática educativa
Software educacional
Issue Date: 2013
Publisher: UFRA
Citation: SILVA, Antônio Gomes; SANTANA, José Cleyton. O Tux Paint no processo de alfabetização e letramento. 2013. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Bragança, 2013.
Resumo: Este estudo trata do software Tux Paint no processo de aprendizagem. Objetiva elaborar uma proposta de aplicação do referido software para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental que vivenciam o processo de alfabetização e letramento. O estudo foi embasado em pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. A pesquisa bibliográfica envolveu tema como: letramento, alfabetização, informática educativa e software educacional. Os principais teóricos desta pesquisa foram Magda Soares, José Armando Valente, Luiz Carlos Gagliari e Fábia Magali Santos Vieira. A pesquisa documental teve como objeto de estudo o software educativo Tux Paint e foi efetivada a partir de ficha de avaliação. A análise dos dados revelou que para uma utilização eficaz do Tux Paint na alfabetização e letramento é necessário uma proposta que considere a oralidade, leitura da história em texto escrito, análise e formação de palavras produção de frases, ilustração da sequencia da história e escrita da história. Finalmente, concluímos que para aplicação efetiva de um software educacional e de fundamental importância que o professor conheça o software e suas ferramentas, organize o planejamento de aplicação e tenha uma postura mediadora.
Abstract: This study deals with the software Tux Paint in the learning process. Aims to develop a proposal for the implementation of that software for students in the early years of elementary school to experience the process of literacy and literacy. The study was based on a literature review and documentary research. The literature review involved subject as: literacy, literacy, educational computing and educational software. The main theorists of this research were Magda Soares, José Armando Valente and Luiz Carlos Gagliari Fábia Magali Santos Vieira. The desk research had as its object of study educational software Tux Paint and became effective from assessment sheet. Data analysis revealed that for effective use of Tux Paint on literacy and literacy is necessary to consider a proposal oral, reading the story in written text analysis and word formation producing phrases, illustration of the sequence of the story and writing history. Finally, we conclude that for effective implementation of an educational software is of fundamental importance that the teacher knows the software and its tools, organize the planning application and has an attitude mediator.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/185
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O TUXPAINT NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO....o.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons