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Title: Letramento digital na escola pública no Município de Cachoeira do Piriá: avanços e entraves
Advisor: COSTA, Ana Regina Cecim
Authors: SANTOS, Odete Solange Cardoso dos
ANJOS, Solange Bezerra dos
Keywords: Letramento digital
Letramento digital
Tecnologia educacional
Recursos computacionais - Ensino
Issue Date: 2013
Publisher: UFRA
Citation: SANTOS, Odete Solange Cardoso dos; ANJOS, Solange Bezerra dos. Letramento digital na escola pública no Município de Cachoeira do Piriá: avanços e entraves. 2013. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Bragança, PA, 2013.
Resumo: Esta pesquisa trata do letramento digital na escola pública. Para tanto objetiva Identificar os avanços e entraves do processo de letramento digital em uma escola pública. Na pesquisa bibliográfica destacam-se HEATINGER (2003), VALENTE (1999), TFOUNI (1995) e outros. A pesquisa de campo foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ademir Oliveira na sede do município de Cachoeira do Piriá. Esta pesquisa aconteceu em duas etapas. A primeira foi a partir da aplicação de questionários a 12 professores e 27 alunos. Neste primeiro momento tínhamos como objetivo o levantamento prévio sobre qual o conhecimento que alunos e professores tinham com o uso das TICs. Na segunda etapa da pesquisa de campo realizamos oficinas de uso das TICs, voltadas para os professores que trabalham com o 6º ano do Ensino Fundamental, e também para os alunos de uma turma de 6º ano do turno da tarde com 27 alunos, nestas oficinas foram utilizados recursos computacionais. De posse dos dados coletados e sempre embasados pelo referencial teórico partimos para o trabalho de análise e interpretação dos dados com a finalidade de contribuir para um melhor desempenho no tocante aos avanços e entraves com o uso de novas tecnologias educacionais. Verificou-se que professores e alunos acreditam na importância das novas tecnologias na educação, no entanto tem poucas oportunidades para esta utilização. Estes sujeitos têm acesso limitado ao computador e à Internet e, devido à escola não se planejar de forma adequada o laboratório de informática fica, na maioria do tempo subutilizado. Conclui-se que os avanços alcançados pela escola pública quanto ao letramento digital centra-se na existência dos computadores e acesso à Internet na escola, na crença de professores e alunos quanto à importância das tecnologias para a aprendizagem e no fato dos alunos interagirem com recursos da Internet, mesmo em cyber. Quanto aos entraves destacam-se a falta de planejamento da escola, falta de participação da gestão educacional, falta de formação continuada para o professor no que se refere ao uso das tecnologias e a dicotomia entre o que os professores dizem e a prática efetiva.
Abstract: This research deals with the digital literacy in public school. For both objectively identify the advances and obstacles in the process of digital literacy in a public school. In literature stand out Heatinger (2003), VALENTE (1999), Tfouni (1995) and others. The field research was conducted at the Municipal School of Basic Education Rogan Oliveira at the headquarters of the municipality of Cachoeira do Piriá. This research took place in two stages. The first was from the questionnaires with 12 teachers and 27 students. In this first stage we aimed the previous survey on which the knowledge that students and teachers were using ICT. In the second stage of field research conducted workshops on ICT use, aimed at teachers working with the 6th grade of elementary school, and also to the students of a class of 6th year of the afternoon with 27 students, these workshops were used computational resources. Ownership of the data collected and always grounded by the theoretical departed for analysis and interpretation of data in order to contribute to a better performance with respect to advances and barriers to the use of new educational technologies. There are teachers and students believe in the importance of new technologies in education, however have few opportunities for this use. These subjects have limited access to computers and the Internet, and because the school did not plan adequately the computer lab is, most of the time underutilized. We conclude that the progress made by the public school as the digital literacy focuses on the existence of computers and Internet access at school, in the belief of teachers and students about the importance of technology for learning and the fact that the students interact with resources the Internet, even in cyber. The obstacles include the lack of school planning, lack of participation in educational management, lack of continuing education for the teacher regarding the use of technologies and the dichotomy between what teachers say and effective practice.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/186
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação

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