Please use this identifier to cite or link to this item: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/187
Title: Vantagens do jogo minecraft na aprendizagem
Advisor: COSTA, Ana Regina Cecim
Authors: SOUZA, Ana Laura de
CRUZ, Roselis Silva da
Keywords: Jogo Minecraft - Aprendizagem
Jogo Minecraft - Educação
Software Educativo
Tecnologia educacional
Issue Date: 2013
Publisher: UFRA
Citation: SOUZA, Ana Laura de; CRUZ, Roselis Silva da. Vantagens do jogo minecraft na aprendizagem. 2013. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Bragança, PA, 2013.
Resumo: O presente trabalho trata do uso do jogo de entretenimento Minecraft na educação. Tem como objetivo analisar as vantagens pedagógicas da aplicação do Minecraft em uma proposta de valorização dos pontos turísticos do município de Bragança. Para isso foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo. Na pesquisa os teóricos utilizados foram José Manuel Moran, Seymour Papert, Guilherme Solari e Danilo Viana. Estes teóricos fundamentaram a elaboração da proposta pedagógica para a aplicação do jogo Minecraft, assim como a análise dos resultados. A pesquisa de campo ocorreu com alunos e professores da turma 101,do 9º ano da escola E.E.E.F.M. Profº Bolívar Bordallo da Silva da cidade de Bragança-Pará. Estes em colaboraçãocriaramum cenário virtual com os principais pontos turísticos de Bragança. A análise dos dados coletados na pesquisa bibliográfica e de campo indicou como resultados algumas vantagens do uso do Minecraft, como desenvolver a criatividade com ludicidade, favorecer a colaboração e o trabalho em grupo, instigar a resolução de problemas, favorecer a contextualização da aprendizagem, possibilitara interdisciplinaridade, desenvolvera atenção, possibilitara maior autonomia e contribuir para mudar a visão que o aluno tem da escola.
Abstract: This paper deals with the use of the entertainment game Minecraft in education. Aims to analyze the pedagogical advantages of the application of Minecraft on a proposed valuation of the sights of the municipality of Bragança. For this bibliographical research and field. In research theorists used were José Manuel Moran, Seymour Papert, William Solari and Danilo Viana. These theoretical bases for the elaboration of the educational proposal for the application of the game Minecraft, as well as the analysis of the results. The fieldwork took place with students and teachers of the class 101, the 9th year of school EEEFMprof º Bolivar Bordallo da Silva from Bragança, Pará. These guys, together, created a virtual scenario with the main sights of Braganza. The analysis of data collected in the literature and field results as indicated some advantages of using Minecraft as develop creativity with playfulness, encourage collaboration and teamwork, problem solving instigate, encourage the contextualization of learning, enables interdisciplinary, develops attention, enables greater autonomy and contributes to change the view that the student has school.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/187
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANTAGENS DO JOGO MINECRAFT NA APRENDIZAGEM.o.pdf1,85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons