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Título: O desenho animado “Min e as mãozinhas” e a construção da Identidade e cultura surda.
Orientador(es): PACHECO, Tatiana do Socorro Correa
Autor(es): COSTA, Luciana Cristina Ribeiro
Palavras-chave: Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Surdos - Educação
Inclusão Social - Meio recreativo
Min e as Mãozinhas (animação audiovisual)
Cultura surda
Identidade surda
Data do documento: 2021
Editor: UFRA/Campus Belém
Citação: COSTA, Luciana Cristina Ribeiro. O desenho animado “Min e as mãozinhas” e a construção da Identidade e cultura surda. Orientador: Tatiana do Socorro Correa Pacheco. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2021.
Resumo: Com o avanço da legislação e garantias que defendem o direito da pessoa surda, a utilização das tecnologias tem ajudado o aprendizado e também contribuído como forma de acesso a informações que venham a auxiliar para a construção de identidade de sujeitos surdos, além de proporcionar a divulgação da língua brasileira de sinais. “Min e as mãozinhas” é um desenho animado que está disponibilizado gratuitamente na internet pela plataforma do Youtube, criado com uma proposta que faz uso exclusivo da língua brasileira de sinais (Libras), ou seja, o processo de comunicação entre os personagens é realizado totalmente em Libras, e, também deixa em evidencia a figura da pessoa surda retratada pelo personagem infantil Yasmin costumeiramente chamada de Min, uma criança negra e surda que vive várias aventuras com os seus amigos os animais da floresta. Em vista disso, a pesquisa teve como objetivo geral descrever de que forma as questões da identidade e cultura surda são apresentadas no enredo da história do desenho animado “Min e as mãozinhas”, com a perspectiva de analisar as características linguísticas de gestualidade apresentadas no desenho animado, bem como, destacar nos personagens possíveis características da identidade surda e possíveis existência de representações linguístico-culturais do povo surdo na referida animação. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa do tipo descritiva. O processo de coleta dos dados foi desenvolvido por meio da técnica de observação sistemática dos cinco episódios selecionados que possuem a seguinte denominação: Episódio 1: Cadê? 2. Presente de animais; 3. Presente Surpresa; 4. As cores sumiram; 5. Aniversário. No processo de observação sistemática, adotamos um caderno de registro das informações que foram retiradas a partir das observações realizadas em cada episódio assistido. As informações coletadas foram organizadas tendo como base os objetivos propostos, dessa forma, as anotações envolveram os seguintes eixos de análise: Identidade Surda; Aspectos linguísticos; Aspectos culturais. Os resultados desse estudo indicam que a animação apresenta traços quanto a identidade e cultura surda incorporados no desenho. Em “Min e as mãozinhas” os artefatos culturais, e os elementos que constituem as identidades surdas ficam aparentes nos personagens da trama. As experiências visuais permitem aos surdos interagir com a sociedade e o mundo, em Min e as mãozinhas essas representações ficam bem evidentes no que concerne ao respeito do protagonismo da pessoa surda, que é evidenciado pela personagem principal. A produção é riquíssima em detalhes que representam a comunidade surda e nos leva a refletir sobre o respeito as diferenças, sobre o respeito a cultura surda, respeitando as identidades surdas a fim de legitimar os surdos como um grupo com um diferencial linguístico, destacando também a defesa das línguas próprias, além de ponderar que a linguagem é o lugar de interação, de constituição das identidades, de representação de papéis e de negociação. Como base teórica foi utilizado os seguintes autores: Vygotsky (1998), Lopes (2012), Hall (2005), Quadros (2008), Perlin (1998), e Strobel (2007).
Abstract: With the advancement of legislation and guarantees that defend the right of the deaf person, the use of technologies has helped learning and also contributed as a way of accessing information that will help to build the identity of deaf individuals, in addition to providing dissemination of the Brazilian sign language. “Min e as Mãoszinhas” is a cartoon that is available for free on the internet on the Youtube platform, created with a proposal that makes exclusive use of the Brazilian sign language (Libras), that is, the communication process between the characters is carried out totally in Libras, and also makes evident the figure of the deaf person portrayed by the child character Yasmin, usually called Min, a black and deaf child who lives several adventures with his friends the animals of the forest. In view of this, the research aimed to describe how the issues of deaf identity and culture deaf are presented in the plot of the story of the cartoon "Min and the little hands", with the perspective of analyzing the linguistic characteristics of gestures presented in the cartoon, as well as highlighting possible characteristics of the deaf identity in the characters and identifying possible existence of linguistic-cultural representations of the deaf people in the aforementioned animation. The research was characterized as qualitative of the descriptive type. The data collection process was developed through the technique of systematic observation of the five selected episodes that have the following name: Episode 1: Where? 2. Gift from animals; 3. Present Surprise; 4. The colors are gone; 5. Anniversary. In the systematic observation process, we adopted a notebook to record the information that was taken from the observations made in each episode watched. The information collected was organized based on the proposed objectives, thus, the notes involved the following axes of analysis: Deaf Identity; Linguistic aspects; Cultural aspects. The results of this study indicate that animation presents traits in terms of deaf identity and culture incorporated in the drawing. In “Min e as mãoszinhas” the cultural artifacts and the elements that constitute the deaf identities are apparent in the characters in the plot. Visual experiences allow deaf people to interact with society and the world, in Min and her little hands these representations are very evident with regard to the respect of the deaf person's role, which is evidenced by the main character. The production is very rich in details that represent the deaf community and leads us to reflect on respect for differences, respect for deaf culture, respecting deaf identities in order to legitimize the deaf as a group with a linguistic differential, also highlighting the defense of their own languages, in addition to considering that language is the place for interaction, for the constitution of identities, for the representation of roles and for negotiation. The following authors were used as theoretical basis: Vygotsky (1998), Lopes (2012), Hall (2005), Quadros (2008), Perlin (1998), and Strobel (2007).
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2128
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