Please use this identifier to cite or link to this item: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/231
Title: O lúdico enquanto metodologia de ensino infantil e a formação de professores: um estudo de caso na unidade municipal de ensino infantil kimie ohaze (Santarém Novo)
Advisor: ARAÚJO, Manuel João Simões de
Authors: SOUZA, Terezinha Monteiro
CORRÊA, Ligia Maria Pereira
Keywords: Educação infantil - Formação do professor
Ludicidade - Processo ensino-aprendizagem
Atividades lúdicas
Educação infantil - Santarém Novo/PA
Educação infantil - Escola Kimie Ohaze
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA
Citation: SOUZA, Terezinha Monteiro; CORRÊA; Ligia Maria Pereira. O lúdico enquanto metodologia de ensino infantil e a formação de professores: um estudo de caso na unidade municipal de ensino infantil kimie ohaze (Santarém Novo). 2015. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Capanema, PA, 2013.
Resumo: Este trabalho analisa a importância de atividades lúdicas na prática pedagógica e a formação do professor para atuar na educação infantil fundamentado em uma abordagem teórica que envolve concepções de vários autores que abordam a temática da pesquisa, destacando-se entre eles: Cristina Rau, Tizuko Kishimoto, Vygotsky, Adriana Friedmann e Maluf. De acordo com a análise mediante a leitura teórica constatou-se que o lúdico exerce um papel de grande relevância no processo ensino-aprendizagem, desde que seja utilizado de forma significativa, prazerosa e criativa. Foi realizada uma pesquisa de campo na Unidade Municipal de Ensino Kimie Ohaze no município de Santarém Novo/PA, foram aplicados questionários, para cinco professores, uma pedagoga e o diretor para captar suas concepções acerca da temática abordada. A U.M.E.I Kimie Ohase possui salas apropriadas, brinquedoteca e espaços adequados contribuindo significativamente para a realização de atividades lúdicas nas práticas pedagógicas dos educadores. As observações realizadas nesta pesquisa possibilitaram-nos uma compreensão da importância da formação do professor para trabalhar a ludicidade e a formação integral da criança como ser ético reflexível e criativo.
Abstract: This paper analyzes the importance of play activities in pedagogical practice and teacher training to work in early childhood education grounded in a theoretical approach that involves concepts of several authors that address the issue of research, foremost among them: Cristina Rau, Tizuko Kishimoto Vygotsky, Adriana Friedmann and Maluf. According to analysis by theoretical reading it was found that the playful plays a role of great importance in the teaching-learning process, provided it is used in a meaningful, enjoyable and creative way. A field survey was carried out in the Municipal Education Unit Kimie Ohaze in the municipality of Santarém Novo / PA, questionnaires were given to five teachers, an educator and the director to capture their views on the theme. The UMEI Kimie Ohase has appropriate rooms, playroom and appropriate spaces contributes significantly to the realization of recreational activities in teaching practices of educators. The observations in this study allowed us an understanding of the importance of training teachers to work playfulness and the integral formation of children to be ethical reflexível and creative.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/231
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC VERSÃO FINAL.pdf577,74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons