Please use this identifier to cite or link to this item: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/239
Title: A importância da informática na formação continuada dos docentes na escola de ensino fundamental Marissanta Passarinho de Ulianópolis - PA
Advisor: RODRIGUES, Maria das Graças Lima
Authors: SANTOS, Antonio Marcos Paz
LOPES, Joana dos Santos
PEREIRA, Valcelon Alves
Keywords: Ensino fundamental - Uso da informática
Ensino fundamental - Marissanta Passarinho
Issue Date: 2014
Publisher: UFRA
Citation: SANTOS, Antonio Marcos Paz; LOPES, Joana dos Santos; PEREIRA, Valcelon Alves. A importância da informática na formação continuada dos docentes na escola de ensino fundamental Marissanta Passarinho de Ulianópolis - PA. 2014. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Dom Eliseu, PA, 2014.
Resumo: Este trabalho buscou investigar como é desenvolvida a informática na formação dos docentes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marissanta Passarinho em Ulianópolis - Pará. Foram utilizados como procedimentos, técnicas para coleta de dados, pesquisas estruturadas com perguntas abertas e fechadas no intuito de obter as informações necessárias para o desenvolvimento desse projeto. O estudo proposto buscou um levantamento da atual situação dos profissionais do corpo docente da escola, referente ao uso do computador como ferramenta pedagógica, feito através de uma abordagem norteadora: A Importância da Informática na Formação Continuada dos Docentes. A pesquisa foi dividida em três capítulos: Capítulo I, faz uma abordagem da importância da informática na educação pública brasileira. Capitulo II, o histórico da Escola Marissanta Passarinho. Capitulo III, Metodologias e Resultados. Em sínteses, espera-se que esse trabalho contribua para a reflexão dos diferentes níveis e saberes dos docentes em processo de formação continuada na área da informática educativa na área da informática.
Abstract: This work investigates how information technology is developed in the training of teachers in Municipal Elementary School Marissanta Passarinho in Ulianópolis – Pará information were used as procedures, techniques for data collection, structured surveys with open and closed questions in order to obtain necessary for the development of this project. The proposed study aimed to survey the current status of professional school faculty, related to computer use as a pedagogical tool, delivered through a guiding approach: The Importance of Computers in Continuing Education of Teachers. The research was divided into three chapters: Chapter I, is an approach to the importance of computers in Brazilian public education. Chapter II, the history of the School Marissanta Passarinho. Chapter III, Methodology and Results. To summarize, it is expected that this work will contribute to the reflection of different levels and knowledge of teachers in continuing education process in the area of educational computing in computer science.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/239
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC.pdf2,62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons