Please use this identifier to cite or link to this item: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/242
Title: O computador como ferramenta educacional escolar
Advisor: REZENDE, Fatima de Nazaré Pantoja
Authors: SOUSA, Edna Barros de
SOUSA, Fredson
SILVA, Julcivane Barbosa da
Keywords: Educação - Uso do computador
Ambiente escolar - Método pedagógico
Educação - Ensino-aprendizagem
Issue Date: 2014
Publisher: UFRA/ Pólo Dom Eliseu
Citation: SOUSA, Edna Barros de; SOUSA, Fredson; SILVA, Julcivane Barbosa da. O computador como ferramenta educacional escolar. Orientador: Fatima de Nazaré Pantoja Rezende. 2014. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Dom Eliseu, PA, 2014.
Resumo: O computador é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do ser humano em todos os aspectos da sociedade à evolução que transcende a cada geração a importância no ambiente escolar como mecanismo educacional, e serve de subsídio no método pedagógico dando assim, suporte de muita relevância no quotidiano do qual a tecnologia oferece o sucesso para instituições de ensino-aprendizagem. Assim observaram-se que os fatores que contribuíram para o desenvolvimento dos discentes e docentes, sem a presença do computador é uma realidade em muitas escolas brasileira. Com o uso das ferramentas educacional nas escolas o ensino não fica apenas restrito a saberes técnico a respeito das novas tecnologias de informática e comunicação. Na pesquisa de campo observaremos como a escola, professores e a Secretaria de Educação têm se preparado para ofertar a inclusão digital para os educandos das escolas públicas municipais de Dom Eliseu. Para o alcance desses objetivos a pesquisa se desenvolveu como um estudo de caso que teve como lócus a escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Nazaré na cidade de Dom Eliseu – PA, com características descritivas e exploratória queutilizou-sede um questionário e uma entrevista estruturada realizada com docentes e discentes cujos resultados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e analise de laboratório a fim de compreendero desenvolvimento cognitivo dos sujeitos. A E.M.E.F. Maria de Nazaré tem um espaço rudimentar com salas razoáveis para o atendimento ao público estudantil onde possui num total de 15 computadores que funciona de forma que a cada computador e utilizado por usuários em grupo de dois alunos, que compartilham conhecimentos coletivos de forma interativa para o desempenho cognitivo mudando a realidade de ensino na escola de maneira que todos sejam beneficiados com esta ferramenta essencial no dia-dia para auxiliar na construção de trabalhos científicos.Para se construir um novo conhecimento que seja capaz de ser utilizado como modificador da realidade em uma comunidade, é fundamental que os profissionais tenham o compromisso para desempenhar seu papel e obter seus objetivos para o aprendizado dos discentes. Entretanto, o que acontece na realidade da escola em relação à inclusão digital e a falta de uma estrutura organizacional para o manuseio de programas na aplicação das disciplinas de cunho curricular no desenvolvimento de uma sociedade justa e igualitária.
Abstract: The computer is an essential tool for the development of the human being in all aspects of society to the evolution that transcends every generation the importance in the school environment as an educational mechanism, and serves as a subsidy in the pedagogical method, thus giving a lot of support in the everyday relevance of which the technology delivers success for teaching-learning institutions. So what were the factors that contributed to the development of students and teachers, without the presence of the computer is a reality in many Brazilian schools. With the use of educational tools in schools teaching is not just restricted to technical knowledge regarding the new computer and communication technologies. In the field research we will look at how the school, teachers and the Board of education have been prepared to offer digital inclusion for learners of municipal public schools of Dom Eliseu. To achieve these goals the research developed as a case study whose locus the elementary Municipal school Mary of Nazareth in the town of Dom Eliseu-PA, with descriptive and exploratory features that used a questionnaire and a structured interview conducted with teachers and students whose results were analyzed through descriptive statistics and laboratory analysis in order to understand the cognitive development of the subject. The E.M.E.F. Mary of Nazareth has a rudimentary space with reasonable rooms for student public service where it has a total of 15 computers that work so that every computer and used by users in groups of two students, who share collective knowledge interactively to cognitive performance by changing the reality of teaching in school so that all are benefited with this essential tool in day-day to assist in the construction of scientific papers. To build a new knowledge that can be used as a modifier of reality in a community, it is essential that professionals have committed to play its role and achieve their goals for learning of students. However, what happens in reality of the school in relation to digital inclusion and the lack of an organizational structure for handling of programs implementing the curricular oriented disciplines in the development of a fair and egalitarian society.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/242
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O computador como ferramenta educacioanal escolar.pdf463,33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
O computador como ferramenta educacioanal escolar2.pdf173,56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons