Please use this identifier to cite or link to this item: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/245
Title: Inclusão digital: a realidade da escola Leopoldo Cunha no município de Dom Eliseu Pará
Advisor: RODRIGUES, Maria das Graças Lima
Authors: MARTINS, Kênya Valéria Lopes Saraiva
MACIEIRA, Maria Alves
Keywords: Inclusão digital - Escola Leopoldo Cunha
Escola Leopoldo Cunha - Frequentadores do laboratório
Sistema educacional - Inclusão digital
Issue Date: 2014
Publisher: UFRA/Pólo Dom Eliseu (PA)
Citation: MARTINS, Kênya Valéria Lopes Saraiva; MACIEIRA, Maria Alves. Inclusão digital: a realidade da escola Leopoldo Cunha no município de Dom Eliseu Pará. Orientador: Maria das Graças Lima Rodrigues. 2014. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Dom Eliseu, PA, 2014.
Resumo: Este trabalho foi resultado de um estudo e pesquisa sobre a Inclusão Digital na Escola Leopoldo Cunha. Vimos os resultados alcançados e suas principais funcionalidades. Na situação da sociedade, em que quase tudo é informatizado, existe a relevância de mapear o ensino para encontrar novos fatores que podem contribuir no crescimento da inclusão digital. A realidade da Escola Leopoldo Cunha em adaptar-se a essas novas ferramentas não foi diferente do que aconteceu em outras escolas, os objetivos almejados foram alcançados em quase todos os aspectos, os alunos são frequentadores do laboratório duas vezes por semana, onde desenvolvem suas atividades pedagógicas, sempre com o auxílio de alguns professores, coordenadora e o orientador do laboratório. As pesquisas realizadas tiveram resultados satisfatórios em todas as categorias, pois através dos mesmos, fortaleceu o empenho dos profissionais daquela escola, em saber que os pais eram interessados em que seus filhos aprendessem a manusear um computador. Concluem-se, quando realizamos as entrevistas e preenchimentos de questionários, que os entrevistados não possuíam uma visão voltada para a área tecnológica, mas sabiam da importância da informática no crescimento intelectual dos alunos, pois já nasceram nessa era digital, no mundo globalizado e em constantes transformações, no qual o computador se tornou essencial e indispensável para os novos avanços que são as ferramentas audiovisuais.
Abstract: This work was the result of a study and research on Digital Inclusion at School Leopoldo Cunha. We saw the results and their main features. In the situation of society, where almost everything is computerized, there is the importance of mapping the school to find new factors that can contribute to the growth of digital inclusion. The reality of the School Leopoldo Cunha to adapt to these new tools was not different from what happened in other schools , the desired objectives have been achieved in almost all aspects, students are regulars lab twice a week developing their pedagogical activities, can count on the support of some teachers, coordinating and guiding the laboratory. The studies that have been conducted have had satisfactory results in all categories, for through them, strengthened the commitment of professionals that school, to know that parents were concerned that their children learn to handle a computer. It is concluded when we conducted the interviews and questionnaires fills realized that respondents did not have a forward vision for the technology area, but knew the importance of informatics in the intellectual growth of students as already born in this digital age, in a globalized world and in constant transformation in which the computer has become an essential and indispensable to the new advances that are audiovisual tools.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/245
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC INCLUSÃO DIGITAL MARIA e Kenia-CORRIGIDA.pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons