Please use this identifier to cite or link to this item: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/294
Title: Dificuldades docentes na utilização do computador como ferramenta pedagógica
Advisor: ASSIS, Suelen Tavares Godim de
Authors: SILVEIRA, Marcos Irineu Carvalho da
SILVA, Sheila Suely Rêgo da
Keywords: Prática docente
Computador - Recurso pedagógico
Prática pedagógica
Issue Date: 2013
Publisher: UFRA/Pólo Bragança (PA)
Citation: SILVEIRA, Marcos Irineu Carvalho da; SILVA, Sheila Suely Rêgo da. Dificuldades docentes na utilização do computador como ferramenta pedagógica. Orientador: Suelen Tavares Godim de Assis. 2013. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Bragança, PA, 2013.
Resumo: Este trabalho intitulado de: Dificuldades docentes na utilização do computador como ferramenta pedagógica, visa discutir, quais as dificuldades encontradas pelos professores em utilizar essa ferramenta como aliado as suas práticas docentes. Para isso, elencou-se como objetivo analisar as dificuldades que os professores da Escola Raimundo Pinheiro de Melo encontram em utilizar os computadores disponíveis no laboratório de informática da mesma em suas práticas pedagógicas. Para tanto, identificamos como questão problema: Quais as dificuldades pedagógicas encontradas pelos docentes da referida encontram na utilização do computador como ferramenta pedagógica? Sendo assim, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa bem como a aplicação de um questionário investigativo, a fim de se utilizar como base para as atividades a serem desenvolvidas no decorrer da pesquisa de campo. Realizada na escola supracitada, onde se deu a partir da realização de palestras de cunho informativo utilizando-se de métodos práticos e teóricos, com o tema: O computador como aliado à prática da docência. Desse modo, tornou- se possível analisar como resultado da pesquisa que, muitos professores não utilizam o computador em suas aulas por falta de conhecimento para a utilização dessa tecnologia. Dessa forma, conclui- se que, se faz necessário propor a formação inicial e continuada dos professores a fim de que, possam adquirir as habilidades necessárias para a utilização do computador em suas práticas docentes.
Abstract: This paper aims to discuss the theme: Difficulties teachers in the use of computers as a teaching tool. For it has listed as goals to make teachers and administrators think about computer use in their classes and may be looking for training that may be using this tool to meet the learning needs of students, For I consider that the question problem-analysis from the field research, it happens because schools are already equipped with computerized environments but are not being used properly, which sought to understand why, many teachers still do not use the computer appropriately as a tool coupled with their educational activities in the classroom permanently. Therefore, it was used as a qualitative research methodology in the search for information, therefore, it was used a questionnaire investigative, to be used as the basis for the activities to be developed during the research field, where also happened from the lectures imprint information from practical and theoretical methods, with the theme: the computer as an ally to the practice of teaching. Thus, it became possible to analyze the result that many teachers do not use computers in their classrooms for lack of knowledge for the use of this technology. Thus, it is understood that it is necessary to propose the initial and continuing training of teachers so that they can acquire the necessary skills to use the computer in the daily activities of a classroom, in order to contribute significantly the proper training of students, and to ensure quality in school education in this town.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/294
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dificuldades docentes na utilização do computador como ferramenta pedagógica.pdf837,28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons