Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/298
Título: | Softwares educacionais: o uso do Tuxmath no ensino de matemática da EJA |
Orientador(es): | FILHO TEIXEIRA, Rangel |
Autor(es): | NEVES, Lucinete Mesquita SILVA, Valdeíres Mendes da |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos - Aprendizagem Softwares educacionais |
Data do documento: | 2015 |
Editor: | UFRA/Pólo Marabá (PA) |
Citação: | NEVES, Lucinete Mesquita; SILVA, Valdeíres Mendes da. Softwares educacionais: o uso do Tuxmath no ensino de matemática da EJA. Orientador: Rangel Filho Texeira. 2015. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Marabá, PA, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo investigar a eficácia do uso de softwares educacionais na construção do conhecimento matemático dos alunos da EJA, (Educação de Jovens e Adultos) como recurso capaz de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, de forma prática e dinâmica, tornando as aulas de matemática mais atraentes e significativas. O estudo resulta de um processo de investigação realizado por meio de pesquisa de campo, com questionários investigativos, aplicados antes e depois do uso do software educativo escolhido pelos alunos. Os recursos utilizados durante as pesquisas foram o computador, Data Show e vários softwares educacionais como: GeoGegra, Winplot e Tuxmath que foram apresentados aos alunos para identificar o mais aceito pela turma. Tendo como destaque o software educativo TuxMath, por abordar de maneira divertida os conteudos ministrados em sala de aula. Com a pesquisa foi constatado que o uso do Software educativo , é capaz de melhorar o ensino aprendizagem dos alunos da EJA, amenizando as suas dificuldades na aquisição dos conhecimentos matemáticos. Assim, foi possível perceber a importância e a necessidade de inovar as práticas pedagógicas com o uso da tecnologia, principalmente para ensinar matemática para alunos que não foram alfabetizados na idade certa. |
Abstract: | This paper aims to investigate the effectiveness of using educational software in the construction of mathematical knowledge of adult education students (Youth and Adult Education) as a resource capable of helping in the process of teaching and learning in a practical and dynamic way, making math classes more attractive and meaningful. The study results of an investigation carried out through field research , with investigative questionnaires administered before and after the use of educational software chosen by the students. The resources used for the research was the computer, Data Show and various educational software as GeoGegra, Winplot and Tuxmath that were presented to the students to identify the most accepted by the group. With a highlight educational software TuxMath by addressing a fun way the contents taught in the classroom. Through research it was found that the use of educational software Tux Math is able to improve the teaching and learning of adult education students, easing the difficulties in the acquisition of mathematical knowledge . Thus, it was possible to realize the importance and the need to innovate pedagogical practices with the use of technology, primarily to teach math to students who were illiterate at the right age. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/298 |
Aparece nas coleções: | PARFOR - Licenciatura em Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O uso do Software TuxMath no ensino da Matemática da EJA.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons