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Title: Uso do software Hagáquê como ferramenta pedagógica na criação das histórias em quadrinhos: uma estratégia de ensino para melhorar a escrita dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental da escola de São José
Advisor: PENIN, Suzanne Bastos
Authors: SANTOS, Nelcir Maria dos Reis
SILVA, Nilson Catarino Peres da
Keywords: Ensino fundamental - Softwares educativos
Ensino fundamental - Prática pedagógica
Ensino fundamental - Ourém
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/ Campus Capitão Poço (PA)
Citation: SANTOS, Nelcir Maria dos Reis; SILVA, Nilson Catarino Peres da. Uso do software Hagáquê como ferramenta pedagógica na criação das histórias em quadrinhos: uma estratégia de ensino para melhorar a escrita dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental da escola de São José. Orientador: Suzanne Bastos Penin. 2015. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Capitão Poço, 2015.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar se o uso de HQs digitais pode ser um suporte de mediação à prática pedagógica docente a partir da vivência em sala de aula. Apresenta resultados de uma pesquisa que teve como ponto de vista da forma de abordagem do problema, ser de natureza quantitativa e qualitativa, subsidiada por uma pesquisa bibliográfica para melhor compreensão do tema e utilizou como técnicas de coletas de dados a aplicação de questionário objetivo e subjetivo e entrevista, realizada com uma turma do terceiro ano do ensino fundamental da escola da escola municipal de Ens. Fund. de São José, localizada na Rodovia Ourém-, s/nº, Vila São José no município de Ourém. Alcançando como resultado a verificação de que as Histórias em Quadrinhos em junção com o computador proporcionam às crianças benefícios como: autonomia, imaginação, criatividade e colaboram para o desenvolvimento de suas potencialidades e habilidades de leitura e escrita.
Abstract: This research aimed to analyze the use of digital comics can be a mediation support the teaching pedagogical practice from the experience in the classroom. Presents results of a research that had the point of view of how to approach the problem, be a quantitative and qualitative nature, supported by a literature search for better understanding of the subject and used as techniques for data collection application of objective and subjective questionnaire and interview, conducted with a group of third year of elementary school school municipal school Ens. Fund. St. Joseph, located on Highway Ourém-, s / nº, Vila Sao Jose in the city of Ourém. Achieving results in the finding that the Comics in junction with the computer provide children with benefits such as: autonomy, imagination, creativity and collaborate to develop their potential and skills of reading and writing.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/314
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