Please use this identifier to cite or link to this item: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/316
Title: A utilização do Podcast no desenvolvimento da leitura oral dos alunos do 3°ano da escola municipal Santa Lúcia, comunidade de Grota Seca- município de Capitão Poço
Advisor: PENIN, Suzanne Bastos
Authors: CUNHA, Alcidemir Barros da
SOUZA, Cleiciane do Socorro Oliveira de
Keywords: Podcast – Software educativo
Informática educativa – Ensino
Ensino fundamental - Prática pedagógica
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/ Campus Capitão Poço (PA)
Citation: CUNHA, Alcidemir Barros da; SOUZA, Cleiciane do Socorro Oliveira de. A utilização do Podcast no desenvolvimento da leitura oral dos alunos do 3°ano da escola municipal Santa Lúcia, comunidade de Grota Seca- município de Capitão Poço. Orientador: Suzanne Bastos Penin. 2015. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Capitão Poço, PA, 2015.
Resumo: O presente trabalho cujo objetivo principal foi analisar as percepções da prática pedagógica com o uso do PODCAST - ferramenta da Web 2.0 –como recurso potencializador da melhoria da expressão oral das crianças do 3.º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Santa Lúcia, comunidade de Grota no Município de Capitão Poço, que permitiu a criação de atividades de áudio e a sua partilha através da Internet, gerando uma rede de comunicação e interação entre criadores e ouvintes. Realizou-se estudo exploratório, de natureza qualitativa, delineado por pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. As técnicas de coleta de dados adotada foram, a observação, entrevista e gravação de áudio. Os resultados alcançados mostraram que os alunos sentiram estimulados a praticar a leitura de textos, a ouvir as leituras dos colegas e sentiram-se felizes e realizados por terem suas vozes publicadas na Internet.
Abstract: This study whose main objective was to analyze the perceptions of teaching practice with the use of Podcast - Web 2.0 tool - as enhancer feature improving speaking children of the 3rd year of elementary school of the School Santa Lucia, community Grota in Captain Wells County, which allowed the creation of audio activities and their sharing over the Internet, creating a network of communication and interaction between creators and listeners. Held exploratory study, qualitative, outlined by bibliographical research and action research. The data collection techniques were adopted, observation, interview and audio recording. The results obtained showed that students felt encouraged to practice reading texts, listening to readings from peers and felt = is happy and fulfilled to have their voices published on the Internet.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/316
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A utilização do Podcast no desenvolvimento ....pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons