Please use this identifier to cite or link to this item: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/353
Title: Proposta de formação continuada dos professores para o uso do computador
Advisor: SILVA, Odinéa Lopes da
Authors: RABELO, Maria Deusa Alves
CARVALHO, Raimundo Amaral
Keywords: Formação continuada - Professores
Computadores - Aprendizagem
Issue Date: 2013
Publisher: UFRA/Pólo Marapanim (PA)
Citation: RABELO, Maria Deusa Alves; CARVALHO, Raimundo Amaral. Proposta de formação continuada dos professores para o uso do computador. Orientador: Odinéa Lopes da Silva. 2013. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Marapanim, PA, 2013.
Resumo: Este estudo trata do uso do computador na formação continuada dos professores que trabalham na escola Marieta Nunes e investiga sobre aspectos técnicos e pedagógicos que devem embasar a referida formação. Foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica envolveu temas como a formação continuada do professor e o uso das tecnologias computacionais no processo educativo. Destacam-se teóricos como Luis Paulo Leopoldo Mercado, Jose Manuel Moran, José Armando Valente e Seymour Papert. A pesquisa de campo foi realizada com os professores da escola Marieta Nunes. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de um questionário com questões abertas para os professores de 1º ao 5º ano. A análise dos dados revelou que o processo de formação continuada não se resume a cursos ou oficinas encadeadas, pois a formação é um processo dinâmico e evolutivo. Os dados revelaram também que os professores têm interesse na exploração dos recursos computacionais em suas práticas pedagógicas por acreditarem em seus potenciais. Concluiu-se que a proposta de formação continuada seria efetivada a partir de uma proposta de Oficina Introdutória, justamente para indicar que outras oficinas devem ser realizadas posteriormente. A Oficina Introdutória tem como objetivo propiciar aos professores conhecimentos teóricos e práticos que os auxiliem no uso do computador em sua prática pedagógica e compreende noções sobre o hardware, sistema operacional Linux, concepções teóricas do uso do computador na educação e atividades suportadas pelos softwares aplicativos.
Abstract: This study deals with the use of the computer in the continuing education of teachers working in school Marieta Nunes and investigates technical and pedagogical aspects that need to base such training. Bibliographical and field research was conducted. The literature search involved topics such as continuing education of teachers and the use of computer technology in the education process. Noteworthy are theorists like Luis Paulo Leopoldo Mercado, Jose Manuel Moran, José Armando Valente and Seymour Papert. The field research was conducted with school teachers Marieta Nunes. Data collection was carried out from a questionnaire with open questions for teachers of 1st to 5th grade. Data analysis revealed that the process of continuing education is not just about courses or workshops sporadic, but must consist of courses of workshops chained, as training is a dynamic and evolving process. The data also revealed that teachers have an interest in exploiting the computational resources in their teaching because they believe in their potential. It was concluded that the proposed continuing education would be effective from a proposed introductory workshop, jus to indicate that other workshops should be held later. The Introductory Workshop aims to provide teachers with theoretical and practical knowledge to assist them in using the computer in their practice and understands notions about the hardware, Linux operating system, theoretical concepts of computer use in education and activities supported by application software.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/353
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Proposta de formação continuada dos professores....pdf403,81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons