Please use this identifier to cite or link to this item: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/366
Title: Educação de jovens e adultos: realidade atual da situação educacional da EJA
Advisor: NASCIMENTO, Maria do Socorro Costa do
Authors: PINHEIRO, Evandro Rogerio da Silva
Keywords: Educação - Jovens e adultos
Ensino Médio - Formação de adultos
Ensino médio - Formação de jovens
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/Pólo Igarapé-Açu (PA)
Citation: PINHEIRO, Evandro Rogerio da Silva. Educação de jovens e adultos: realidade atual da situação educacional da EJA. Orientador: Maria do Socorro Costa do Nascimento. 2015. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Igarapé-Açu, PA, 2015.
Resumo: A presente pesquisa relata o estudo da realidade atual da situação educacional da Educação de Jovens e Adultos, para que se possa responder a seguinte problemática: Como se encontra a realidade da EJA nos dias atuais? Para responder essa questão, tem-se como objetivo Geral: Analisar a realidade educacional da educação de jovens e adultos, na atualidade. O estudo foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica. Utilizou-se a abordagem qualitativa por meio de revisões bibliográficas recorrendo aos conhecimentos de CARNEIRO (2012), CRUZ (2013), FREIRE (2006), GADOTTI (2003), entre outros autores conceituados. O resultado da pesquisa mostra que, apesar de existir uma preocupação desde o início do século XX com a erradicação do analfabetismo no país, nos dias atuais ainda existe uma grande parcela da população brasileira que é analfabeta e em decorrência disso acabam sendo excluídas da sociedade, e que a educação de jovens e adultos encontra-se diante de antigos e novos desafios para melhorar a sua qualidade como um todo; entre esses desafios, está a formação de professores e a criação de políticas públicas especificas que atendam essa modalidade de ensino, visto que, a EJA enquanto modalidade educacional atende alunos-trabalhadores e deve ter por finalidade o compromisso com a formação humana e o acesso à cultura geral, nesse sentido passa a propiciar ao educando o desenvolvimento da sua autonomia intelectual e moral.
Abstract: This study reports the study of the current reality of the educational situation of Youth and Adult Education, so you can answer the following issues: How is the reality of adult education today? To answer this question, we have as general objective: To analyze the educational reality of adult education, today. The study was developed from literature. We used a qualitative approach through literature reviews using the knowledge of RAM (2012), CROSS (2013), Freire (2006), GADOTTI (2003), among other renowned authors. The research result shows that, although there is a concern since the early twentieth century to the eradication of illiteracy in the country, nowadays there is still a large portion of the population that is illiterate and as a result end up being excluded from society, and that the young and adult education is facing old and new challenges to improve its quality as a whole, among these challenges is the training of teachers, and the creation of specific public policies that address this type of education, since the EJA as an educational modality serves students-workers and should aim our commitment to human development and access to general culture in this sense happens to provide the learner the development of their intellectual and moral autonomy.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/366
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Educação de jovens e adultos.pdf637,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.