Please use this identifier to cite or link to this item: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/369
Title: Desafios e possibilidades na educação de jovens e adultos (EJA) no município de Capitão Poço / PA: o caso da escola Sílvio Nascimento
Advisor: Araújo, Manuel João Simões de
Authors: REIS, José Roberto da Silva
SOUSA, Maria Domingas Alves de
Keywords: Educação de Jovens e Adultos - Desafios.
Educação de Jovens e adultos - Dificuldades
Evasão escolar
EJA – Ensino - método
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/Campus Capitão Poço
Citation: REIS, José Roberto da Silva; SOUSA, Maria Domingas Alves de. Desafios e possibilidades na educação de jovens e adultos (EJA) no município de Capitão Poço / PA: o caso da escola Sílvio Nascimento. 2019. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Tomé-Açu, 2015.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal mostrar os desafios e as dificuldades encontradas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro do processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar, em recorte à Escola Municipal Prof. Sílvio Nascimento, no município de Capitão Poço (PA). Assim, na realização da pesquisa de campo em questão, adotou-se uma metodologia de caráter descritivo e interpretativo na análise dos dados, que por sua vez, foram gerados dentro de uma abordagem qualitativa e quantitativa, por meio de questionários aplicados, com perguntas fechadas e abertas aos alunos e à direção da escola, no intuito de se obter uma investigação mais detalhada sobre o assunto. Deste modo, a pesquisa realizada com os alunos, nos mostrou os desafios e dificuldades destes, em voltar à sala de aula e a consequente evasão escolar de muitos, ocasionada por estes não conseguirem conciliar, principalmente, trabalho e estudos. Houve ainda a pesquisa no âmbito escolar, para saber exatamente o número de turmas e alunos que frequentam a EJA na referida escola; estes fatos observados, foram de fundamental importância para que pudesse compor a análise da visão destes discentes sobre a EJA. O presente trabalho, também contou com uma pesquisa bibliográfica, elaborada a partir de fontes variadas, à luz de diversos autores, para que assim houvesse uma melhor compreensão acerca do assunto abordado. A relevância da pesquisa realizada se dá ao considerarmos que esta propicia uma melhor compreensão acerca dos desafios e dificuldades encontradas por alunos da EJA, bem como de suas respectivas superações, pois muitos desses discentes mostraram, durante a pesquisa realizada que almejam um futuro melhor, que só a educação pode dar.
Abstract: This study aimed to show the challenges and difficulties encountered by students of the Youth and Adult Education (EJA) in the teaching-learning process in the school environment in trimming the Municipal School Professor Silvio Nascimento, the Captain Well municipality (PA). Thus, in carrying out field research in question, adopted is a descriptive and interpretative character methodology in analyzing the data, which in turn, were generated within a qualitative and quantitative approach, using questionnaires with closed questions and open to students and the school board in order to obtain a more detailed investigation into the matter. Thus, the survey of students showed us the challenges and difficulties of these, to return to the classroom and the consequent dropout many occasioned by these fail to reconcile, especially, work and studies. There was also research in schools, to know exactly the number of classes and students attending adult education in that school; these facts observed, it was of fundamental importance so that it could form the analysis of the vision of these students about adult education. This work also had a bibliographic research, drawn from a variety of sources, in the light of several authors, so that there was a better understanding of the subject matter. The relevance of the survey is given to consider that this provides a better understanding of the challenges and difficulties encountered by students of adult education, as well as their respective overruns because many of these students showed during conducted research that aims to a better future, which only education can give.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/369
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS....pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.