Please use this identifier to cite or link to this item: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/370
Title: Formação de professores: a importância da pedagogia nas séries iniciais
Advisor: ARAÚJO, Manuel João Simões de
Authors: FONTENELE, Maria Misilene Torres
OLIVEIRA, Raimunda Selma de
Keywords: Formação de professores - Pedagogia
Formação de professores - Práticas pedagógicas
Formação em pedagogia
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/Campus Capitão Poço (PA)
Citation: FONTENELE, Maria Misilene Torres; OLIVEIRA, Raimunda Selma de. Formação de professores: a importância da pedagogia nas séries iniciais. Orientador: Manuel João Simões de Araújo. 2015. 37 f. (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Capitão Poço, PA, 2015.
Resumo: Este estudo objetiva reconhecer a importância da pedagogia na formação de professores, como forma de melhorar a prática pedagógica, uma vez que se observa que a escola atual encontra-se em constante mudança, fazendo com que os educadores assumam novos papéis, pois mesmo com a conclusão de um curso de licenciatura, muitos professores enfrentam uma luta diária em seu cotidiano para construir o conhecimento. Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e de campo e para a coleta dos dados utilizou-se um questionário aplicado a uma amostragem de sete professores do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Fátima Oliveira, no município de Capitão Poço/PA, e uma entrevista para a Secretária de Educação do município. O estudo seguiu de maneira descritiva, sendo respaldada nas abordagens qualitativas e quantitativas, possibilitando novos conhecimentos sobre a temática e a realidade vivenciada pelos professores. Com estes procedimentos, conseguiu-se obter resultados suficientes e atingir os objetivos que se pretendia com a pesquisa, percebendo a importância do professor aprender e dominar os saberes sendo a formação em pedagogia uma alternativa de aquisição de uma maior capacitação para o exercício profissional, capaz de atender às necessidades da educação na atualidade.
Abstract: This study aims to recognize the importance of pedagogy in teacher education as a way to improve teaching practice, since it is observed that the current school is constantly changing, causing educators to assume new roles, because even with the completion of a degree course, many teachers face a daily struggle in their daily lives to build knowledge. A questionnaire administered to a sample of seven teachers of elementary school of the School Teaching Primary Maria de Fátima Oliveira a literature and field research and data collection was developed was used in the municipality of Captain Wells / PA, and a interview with Secretary of municipal education. The study followed a descriptive way, being supported in the qualitative and quantitative approaches, enabling new knowledge on the subject and the reality experienced by teachers. With these procedures, it was possible to obtain sufficient results and achieve the objectives intended to research, realizing the importance of teacher learn and master the knowledge and training in pedagogy an alternative of acquiring a greater training for professional, capable to meet the needs of education today.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/370
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Formação de professores a importância da pedagogia nas.pdf332,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.