Please use this identifier to cite or link to this item: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/551
Title: Utilização de metodologias no ensino de ciências naturais: um estudo de caso sobre a Educação de Jovens e Adultos – EJA
Advisor: MIRANDA, Claudia Carvalho
Authors: SILVA, Inêz Galega da
Keywords: Ciências Naturais - Métodos de ensino
Aprendizagem - Jovens e adultos
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Professores - Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Publisher: UFRA/ Campus Tomé-Açú (PA)
Citation: SILVA, Inêz Galega da. Utilização de metodologias no ensino de ciências naturais: um estudo de caso sobre a Educação de Jovens e Adultos – EJA. Orientador: Claudia Carvalho Miranda. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Tomé-Açu, PA, 2014.
Resumo: Este projeto de pesquisa abordou a temática sobre a utilização de metodologias no ensino de ciências naturais na Educação de Jovens e Adultos, tendo como objetivo geral analisar as metodologias utilizadas no ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Luiz Geolás de Moura Carvalho e como objetivos específicos identificar as metodologias aplicadas no ensino de Ciências Naturais na Educação de Jovens e adultos; verificar se os alunos notam que a metodologia aplicada nas aulas de Ciências Naturais tem tido aplicabilidade para a vida cotidiana. Desenvolveu-se através de pesquisa bibliográfica e de campo por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa. Teve como público alvo os todos os discentes de 4ª e 3ª etapas da educação de jovens e adultos teve como instrumentos de coletas de dados questionários aplicados aos alunos. Para a interpretação dos resultados, foram utilizados gráficos, tabelas, análises de questionários. Os resultados obtidos apontam que na escola pesquisada prevalece o método de ensino tradicional com enfoque a técnicas que priorizam a memorização de conceitos que não facilitam o aprendizado dos alunos.
Abstract: This research project addressing the issue on the use of methodologies in teaching natural sciences in the Youth and Adult Education, with the main objective to analyze the methodologies used in science teaching in the Youth and Adult Education of the City School Luiz Geolás de Moura Carvalho and specific objectives identify the methodologies applied in the teaching of Natural Sciences in Youth and adults; verify if the students notice that the methodology applied in the Natural Sciences classes has had applicability to everyday life. It was developed through literature and field research through a qualitative and quantitative approach. Had as target the all the students of 4th and 3rd stages of youth and adult education has as instruments of data collection questionnaires applied to students. In interpreting the results, graphs were used, tables, questionnaires analysis. The results show that in school researched prevails the traditional teaching method focusing techniques that emphasize memorization of concepts that do not facilitate student learning.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/551
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.