Please use this identifier to cite or link to this item: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/552
Title: Metodologias para o ensino de física no 9º ano do ensino fundamental
Advisor: SILVA, Francisca Ryane Bezerra da
Authors: RIBEIRO, Adenilson Pereira
SILVA, Jovinete da Silva e
Keywords: Ensino de Ciências - Física
Física - Ensino
Professores - Pratica pedagógica
Ensino de Ciências - Propostas metodológicas
Issue Date: 2014
Publisher: UFRA/ Campus Tomé-Açú (PA)
Citation: RIBEIRO, Adenilson Pereira; SILVA, Jovinete da Silva e. Metodologias para o ensino de física no 9º ano do ensino fundamental. Orientador: Francisca Ryane Bezerra da Silva. 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Tomé-Açu, PA, 2014.
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados da implementação de propostas metodológicas para o Ensino de Ciências do 9º ano especificamente o Ensino de Física. Propostas metodológicas foram sugeridas e aplicadas na Escola Dr. Wilson Marquês Desembargador em três turmas do 9º ano, durante as aulas de Ciências. As atividades propostas visaram incentivar os professores de Ciências Naturais a diversificar suas práticas diárias de sala de aula procurando métodos que possam estimular seus alunos a ter prazer em estudar, ou seja, desenvolver suas aprendizagens relacionando com o mundo em que vivem. Foram trabalhados os seguintes conteúdos de física: Energia, movimento e eletromagnetismo. Estes foram abordados através de pesquisa, entrevista, aula prática, vídeo aula, seminário e apresentação de experiências. Através dos resultados obtidos foi possível observar que a aplicação das atividades metodológicas levou a um maior interesse dos alunos pelo estudo da física. Pois estes se mostraram mais seguros para analisar os problemas e situações vivenciadas. Além disso, a relação entre o conteúdo ministrado e o cotidiano, conduziu estes alunos ao desenvolvimento de suas capacidades individuais e sociais, tratando o estudo da física com mais interesse e dando significado a esta ciência em sua vida.
Abstract: The present work presents the results of the implementation of methodological proposals for teaching ninth grade science specifically the physics teaching. Methodological proposals have been suggested and implemented at school Dr Wilson Marquis Desenbargador in three classes of ninth grade, during science classes. The proposed activities aimed at encouraging teachers of natural sciences to diversify their daily classroom practices looking for methods that may stimulate your pupils to take pleasure in studying or developing their learning and relationship with the world in which they live. Were worked the following contents of Physics: energy, movement and electromagnetism. These were addressed through research, interview, practical lessons, video lesson, seminars and presentation of experiences. Through the results obtained it was possible to observe that the implementation of methodological activities led to a great interest of the students in the study of physics. As they showed.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/552
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Metodologias para o ensino de física no 9º ano do ensino fundamental.pdf459,63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.