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http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/596
Título: | O processo de avaliação da aprendizagem na educação infantil: percalços da prática docente no ato de avaliar |
Orientador(es): | LOUREIRO, João Paulo Borges |
Autor(es): | FEITOSA, Kely Lima CORDEIRO, Maria Alice Melo |
Palavras-chave: | Educação infantil Prática docente - Avaliação Aprendizagem - Crianças Docentes - Práticas avaliativas |
Data do documento: | 2015 |
Editor: | UFRA/ Campus Tomé-Açú (PA) |
Citação: | FEITOSA, Kely Lima; CORDEIRO, Maria Alice Melo. O processo de avaliação da aprendizagem na educação infantil: percalços da prática docente no ato de avaliar. Orientador: João Paulo Borges Loureiro. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Tomé-Açu, PA, 2015. |
Resumo: | A presente pesquisa investiga os percalços da prática docente no ato de avaliar na Educação Infantil, buscando contribuir com intervenções comprometidas com a aprendizagem da criança, considerando a avaliação como uma tomada de consciência docente no ato de avaliar, tem como objeto de estudo os docentes da turma de Pré- escola II, no Centro Municipal de Referência em Educação Infantil Criança Feliz (C.M.R.E.I.C.F.), no município de Tomé-Açu/PA. A pesquisa tem como objetivo geral analisar os percalços da pratica docente no ato de avaliar no C.M.R.E.I. Criança Feliz. O percurso metodológico envolveu pesquisa de campo, observação da prática pedagógica, analise bibliográfica e coleta de dados mediante questionário aplicado aos professores. Visando conhecer suas concepções de avaliações e dificuldade na ação avaliativa na Educação Infantil. Entre os principais autores pesquisados destacam-se: Hoffmann (2005, 2009), Luckesi (1996, 2011), Godoi (2010), Oliveira (2011) e leis que embasam o ensino da/na Educação Infantil, entre outras dissertações. O estudo discute as mudanças de paradigma da avaliação na prática docente de forma a favorecer o desenvolvimento infantil. Considera a avaliação como sendo o acompanhamento da criança e o ato de reflexão da prática docente de forma a priorizar as necessidades e interesses da criança. Na pesquisa realizada junto aos professores evidenciou-se que eles reconhecem a importância da avaliação, seus objetivos e instrumentos, no entanto, relatam dificuldades no que se refere à relação família e escola e a indisciplina das crianças em sala de aula, sendo indispensáveis novas reflexões sobre essas dificuldades para contribuir com as práticas pedagógicas no C.M.R.E.I. Criança Feliz. |
Abstract: | The present research investigates the mishaps of teaching practice in the act of evaluating in Early Childhood Education, seeking to contribute to operations involved with the learning process of children, whereas the assessment as an awareness teacher in the act of evaluating, has as its object of study, the faculty members of the class of Pre- school II, in Municipal Center of Reference in Child Education Child Happy (C. M. R. E. I. C. F. ), in the municipality of Take-sugar/PA. The research aims at analyzing the mishaps of teaching practice in the act of evaluating in C. M. R. E. I. Child Happy. The methodology involved field research, observation of pedagogical practice, literature review and data collection through questionnaire applied to teachers. In order to know their conceptions of assessments and difficulty in evaluative action in Early Childhood Education. Among the main researched authors stand out: Hoffmann (2005, 2009), as suggested by Luckesi (1996, 2011), Godoi (2010), Oliveira (2011) and laws which embody the teaching of/in Early Childhood Education, among other papers. The study discusses the paradigm shifts of assessment in teaching practice in order to promote the development of children. Considers the assessment as being the follow-up to the child and the act of reflection of teaching practice in order to prioritize the needs and interests of the child. In research conducted with teachers revealed that they recognize the importance of evaluation, its objectives and instruments, however, have reported difficulties with regard to the relationship family and school and the indiscipline of the children in the classroom, making necessary new reflections on these difficulties to contribute with the pedagogical practices in C. M. R. E. I. Child Happy. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/596 |
Aparece nas coleções: | PARFOR - Licenciatura em Pedagogia |
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