Please use this identifier to cite or link to this item: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/608
Title: Educação ambiental numa proposta de coleta seletiva dos resíduos sólidos na produção de material didático na Escola Mariocay
Advisor: SANTOS, Mozart
Authors: CONCEIÇÃO, Aldamira do Socorro Veiga da
RAMOS, Edineia Maria Pimentel
Keywords: Coleta seletiva
Resíduos sólidos - Reciclagem
Educação ambiental
Sustentabilidade
Issue Date: 2014
Publisher: UFRA/ Pólo Gurupá (PA)
Citation: CONCEIÇÃO, Aldamira do Socorro Veiga da; RAMOS, Edineia Maria Pimentel. Educação ambiental numa proposta de coleta seletiva dos resíduos sólidos na produção de material didático na Escola Mariocay. Orientador: Mozart Santos. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Gurupá, PA, 2014.
Resumo: Objetivou-se com essa pesquisa investigar como se dá a coleta seletiva na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mariocay que se localiza na cidade de Gurupá, estado do Pará, para elucidar essa questão dialogou-se com alguns pesquisadores importantes da temática ambiental como Dias (2006), Pedrini (1998) entre outros que foram fundamentais para a conclusão deste trabalho, para tanto foi realizada uma pesquisa de campo o que possibilitou uma aproximação com o local em estudo e a aplicação de uma entrevista para 65 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental dos turnos da manhã, intermediário e tarde. Para isso, foi elaborado um questionário com perguntas sobre as suas informações básicas, coleta seletiva, reciclagem e destino dos resíduos sólidos produzidos na escola. Foram obtidas consideráveis informações que permitiram análise e compreensão da temática de nossa pesquisa. Os dados obtidos demostraram que a escola precisa ter como meta a transformação de hábitos mobilizando os alunos para a formação da percepção e consciência ambiental, uma vez que as entrevistas mostram que muitas questões referentes ao descarte de lixo em locais inadequados apesar de visíveis passam despercebidos pelos alunos, desse modo, a Educação Ambiental é uma importante ferramenta que oportuniza aos professores sensibilizar os alunos e a comunidade, alvo de ações de intervenção e que os educadores precisam estar qualificados profissionalmente para trabalhar com essa temática na escola. Conclui-se que ao longo dos tempos gerou-se uma forte pressão sobre o meio ambiente global provinda das ações desmedidas do ser humano, ocasionando o surgimento dos movimentos ambientalistas que passaram a questionar o atual modelo de desenvolvimento industrial que se alastrou pelo mundo e que é necessário para se mudar esse quadro de degradação ambiental que herdamos de nossos antepassados e que levamos adiante discutir com a sociedade questões ambientais sustentáveis para superar a necessidade que o povo tem de conhecimentos acerca dessa temática e dos danos que os resíduos sólidos despejados em locais inapropriados ocasionam a saúde.
Abstract: The objective of this research investigate how selective collection in Municipal Elementary School Mariocay which is located in the city of Gurupá, state of Pará, to elucidate this question is dialogued with some leading researchers of environmental issues as Days (2006 ), Pedrini (1998) among others who were instrumental in the completion of this work, for both field research was conducted which allowed an approach to the location study and the application of an interview with 65 students of the 6th grade of elementary school the morning shift, intermediate and late. For this, a questionnaire with questions about their background information, selective collection, recycling and disposal of solid waste produced in school was prepared. Considerable information was obtained that enabled analysis and understanding of the subject of our research. The data showed that the school needs to aim the transformation of habits mobilizing students for the formation of perception and environmental awareness, since the interviews show that many issues related to waste disposal in inappropriate places in spite of visible go unnoticed by Students thus environmental education is an important tool that provides an opportunity for teachers to sensitize students and the community, target of intervention actions and that educators need to be professionally qualified to work with this theme in school. It concludes that over the years generated a strong pressure on the global environment stemmed from unreasonable actions of human beings, causing the emergence of environmental movements who began to question the current model of industrial development that has spread around the world and that it is necessary to change this picture of environmental degradation that we inherited from our ancestors and we carry forward discuss with society sustainable environmental issues to overcome the need that people have knowledge about this subject and damage that solid waste dumped in inappropriate places cause health.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/608
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.