Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/622
Título: A qualidade dos serviços contábeis sob a ótica dos empresários do município de Tomé-Açu/PA
Orientador(es): OLIVEIRA, Raimunda Macilena da Silva de
Autor(es): DUTRA, Patrícia da Silva Soares
PESSOA, Tatiane Barros
Palavras-chave: Qualidade
Serviços Contábeis
Satisfação
Data do documento: 2018
Editor: UFRA/Campus Tomé-Açu
Citação: DUTRA, Patrícia da Silva Soares; PESSOA, Tatiane Barros. A qualidade dos serviços contábeis sob a ótica dos empresários do município de Tomé-Açu/PA. Orientadora: Raimunda Macilena da Silva de Oliveira. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Tomé-Açu, 2018.
Resumo: Os clientes têm se tornado cada vez mais exigentes no que se refere aos serviços a eles prestados, e esperam que suas necessidades sejam supridas, proporcionando assim, a satisfação de suas expectativas. No que se refere aos serviços contábeis, a qualidade na prestação dos serviços é um dos fatores indispensáveis para que o profissional contábil consiga satisfazer as necessidades de seu cliente. Diante disso, a pesquisa buscou solucionar ao seguinte problema: Qual a percepção dos empreendedores de Tomé-açu em relação a satisfação da qualidade dos serviços contábeis disponíveis na cidade atualmente? Para resolução do mesmo, a pesquisa objetivou analisar a visão dos empreendedores a respeito da satisfação quanto à qualidade dos serviços contábeis prestados às empresas do município de Tomé-Açu/PA, e para atingir o objetivo geral, formulou-se os seguintes objetivos específicos: Elaborar o perfil dos empresários do município de Tomé-Açu; Identificar a forma como a contabilidade das empresas locais é realizada; e analisar a satisfação dos empresários do município de Tomé-Açu/PA em relação à qualidade dos serviços prestados no município. A pesquisa em questão abordou a Contabilidade em seu contexto histórico, bem como o profissional contábil e área de atuação; houve a necessidade também de abordar a classificação das empresas, a informação contábil, conceituação de qualidade e suas dimensões, assim como as questões que norteiam a satisfação do cliente. Quanto a metodologia, a pesquisa é caracterizada como descritiva, e classifica-se como pesquisa de campo e bibliográfica; foram aplicados 52 questionários contendo 22 questões fechadas, e a abordagem do tratamento da coleta de dados se deu de forma quantitativa. Identificou-se através da coleta de dados que em geral, os contadores conseguem, mesmo que fornecendo somente os serviços básicos, satisfazer as necessidades de seus clientes, com isso percebe-se que há qualidade nos serviços que os profissionais se propõe a prestar aos seus clientes.
Abstract: Customers have become increasingly demanding with regard to the services they provide, and expect their needs to be met, thus providing the satisfaction of their expectations. With regard to accounting services, the quality of service rendering is one of the indispensable factors for the accounting professional to be able to satisfy the needs of his client. In view of this the research sought to solve the following problem: What is the perception of the entrepreneurs of Tomé-Açu/PA in relation to the satisfaction of the quality of the accounting services available in the city today? In order to solve this problem, the study aimed to analyze the entrepreneurs' view regarding satisfaction with the quality of accounting services provided to companies in the municipality of Tomé-Açu/PA and to achieve the general objective, the following objectives were formulated: Elaborate the profile of entrepreneurs from the Municipality of Tomé-Açu/PA; Identify how the accounting of local companies is performed and analyze the satisfaction of entrepreneurs in the municipality of Tomé-Açu/PA in relation to the quality of services provided in the municipality. The research in question approached Accounting in its historical context, as well as the accounting professional and area of activity; there was also a need to the classification of companies, accounting information, quality conceptualization and dimensions, as well as the customer satisfaction. As for the methodology, the research is characterized as descriptive, and is classified as field research and bibliography; 52 questionnaires containing 23 closed questions were applied, and the data collection treatment approach was quantitative. It has been identified through the collection of data that, in general, accountants are able, even if providing only basic services, to satisfy the needs of their clients. With this it is noticed that there is quality in the services that the professionals proposes to provide to their clients.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/622
Aparece nas coleções:TCC - Tomé-Açu - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A qualidade dos serviços contábeis ....pdf751,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons