Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1003
Title: Dificuldades de leitura e escrita com os alunos do 5º ano de uma escola do ensino fundamental.
Advisor: SILVA, Márcia Helena Tupinambá e
Authors: MATHIAS, Edivane Nascimento Pinheiro
SARAIVA, Rosimeire Costa
Keywords: Aquisição - Leitura e escrita
Ensino-aprendizagem - Métodos
Educação Primária
Professores - Práticas pedagógicas
Issue Date: 2016
Publisher: UFRA/Campus Belém (PA)
Citation: MATHIAS, Edivane Nascimento Pinheiro; SARAIVA, Rosimeire Costa. Dificuldades de leitura e escrita com os alunos do 5º ano de uma escola do ensino fundamental. Orientadora: Márcia Helena Tupinambá e Silva. 2016. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, PA, 2016.
Resumo: Atualmente a leitura e escrita surge como um dos maiores desafios nas escolas públicas. Aprender a ler e escrever de forma competente são compreender e decifrar mensagens, é dar sentido ao texto, é fazer uso da própria leitura e escrita considerando que é fundamental a importância para a construção e integração do indivíduo na sociedade. Este trabalho centraliza a ideia principal referente à dificuldade de leitura e escrita dos alunos do 5º ano. O texto apresenta opiniões relativas com base na fundamentação teórica que embasa vários estudos nas ideias de Solé (1998), Freire (1992), Ferreiro e Teberosky (1999), entre outros. Dessa forma espera-se que a pesquisa demonstre resultados significativos contribuindo para o esclarecimento da questão em estudo e contribua no incentivo para amenizar o problema e subsidiar aos educadores e todos os envolvidos na educação juntamente com a família uma preocupação em colaborar para que ocorra a aprendizagem dos alunos, enfatizando que as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor favorecem o desenvolvimento ensino e aprendizagem no processo do conhecimento do educando.
Abstract: Nowadays the Reading and writing emerge as one of the greatest challenges in public schools learn read and write of competente for mis understand and decipher messages Is to give meaning to the text is to make the use of reading and writing own considering it is fundamental For the construction and integration of the individual in society. This monograph centralizes the main Idea concerning to difficult at reading and writing in students of the 5th year. The text presents relative opinions based on the theoretical basis which supports several studies in the ideas of Solé (1998), Freire ( 1992 ), Ferreiro e Teberosky ( 1999 ), among others This way is expected that the search show significant results contributing to elucidation of the question under study and contribute in the incentive to soften the problem and subsidize to the educators and all involved in education together with the Family a preoccupation in collaborate to occur the learning of the students, emphasizing that the pedagogical practices developed by the teacher they favor the development teaching and learning in the process of knowledge of the teaching.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1003
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons