TCC - Capanema - Licenciatura em Ciências Biológicas Collection home page

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) previsto no Regulamento de Ensino da UFRA é entendido como uma produção intelectual, individual ou em dupla, dos discentes concluintes; possui caráter de disciplina obrigatória e caracteriza-se como uma fase de consolidação dos fundamentos científicos, técnicos e culturais do profissional em Ciências Biológicas.

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 72
Issue DateTitleAuthor(s)
2025Potencial bioinseticida de espécies da flora amazônica como alternativa aos pesticidas químicos: Uma revisão de literaturaMELO, Harilton de Oliveira; NUNES, Lyandra de Sousa; ARAGÃO, Rafael Magalhães de
2025Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências Biológicas: Uma Análise das Realidades Enfrentadas por Professores em Colégios Estaduais no Munícipio de Capanema-PA.GUEDES, Joana Renata da Silva; SILVA, Eleci Terezinha Dias da
2025Atividade de forrageio da abelha sem ferrão Frieseomelitta longipes (Smith, 1854) meliponini) no nordeste do ParáREIS, Carlos Geovane Cordeiro dos; MARTINS, Ivan Carlos Fernandes; COSTA, Antonio Ramyllys Oliveira
2025Cultura digital na sala de aula: memes como recursos didáticos no ensino de genética no ensino médioCUNHA, Sophia de Oliveira; SANTOS, Neuma Teixeira
2025O potencial do anime One Piece como ferramenta didática no ensino de biologia no ensino médioRODRIGUES, Éllen Gouvêa; SANTOS, Neuma Teixeira dos
2025Educação em Ciência do Solo no Ensino Fundamental por meio da Fauna Edáfica em Capanema-ParáCOSTA, Maria Edineia da Silva; LIMA, Patrícia da Silva Leitão
2025A inclusão digital no ensino de Ciências Biológicas como estratégia de desenvolvimento dos alunosANDRADE, Thalyson Eduardo Paixão de; SILVA, Eleci Terezinha Dias da
2025Ocorrência da tarântula Avicularia avicularia (Linnaeus, 1758) (Mygalomorphae: Theraphosidae) e o seu comportamento territorial no Campus Ufra Capanema ParáCRUZ, Sabrina Tenório; MARTINS, Ivan Carlos Fernandes
2025Análise sobre a evasão de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas a partir da percepção e do perfil de alunos com matrícula ativa no cursoSILVA, Majory Estefany Santos da; SILVA, Eleci Teresinha Dias da
2025Análise da horta vertical como ferramenta de educação ambiental de jovens e adultos na Escola Estadual Silvestre Carneiro, Capanema-PAARAÚJO, Larissa Victória Oliveira de; MELO JUNIOR, Luiz Cláudio Moreira; COSTA, Ronniery da Silva
2024-11Percepção de alunos das escolas públicas e privadas do município de Capanema/PA sobre ciência e tecnologia no ensino médioNASCIMENTO, Vitor Vinicius dos Santos; MARTINS, Luciane Cristina Paschoal; http://lattes.cnpq.br/6272014067298383
2024-11Educação inclusiva nas escolas de Capanema/PA: um estudo sobre a percepção de professores de Ciências e BiologiaABREU, Celine Ferreira de; MARTINS, Luciane Cristina Paschoal; http://lattes.cnpq.br/6272014067298383; https://orcid.org/0000-0003-3147-9918
2024-11Aplicação de metodologias ativas no ensino de Ciências e Biologia durante o período do Programa Residência PedagógicaFRASÃO, Jéssica Lauenda Nogueira; RODRIGUES FILHO, Luis Fernando da Silva; MELO, Leila Diana Pontes; http://lattes.cnpq.br/2581885567813522; https://orcid.org/0000-0002-5715-2668
2024-11O ensino de Ciências na educação de jovens e adultos: uma abordagem em escolas públicas de Capanema-PaSANTA ROSA, Debora Caroline Mesquita; SALES, Fabíola Oliveira; MELO JÚNIOR, Luiz Cláudio Moreira; http://lattes.cnpq.br/3064385690292102; https://orcid.org/0009-0009-2407-936X
2024-11O uso de modelos didáticos como ferramenta para o ensino de ciências sob o enfoque das inteligências múltiplasSOUZA, Jhenifer Ohana Miranda de; LIMA, Renata de Cássia Pompilio da Conceição de; MARTINS, Luciane Cristina Paschoal; http://lattes.cnpq.br/6272014067298383; https://orcid.org/0000-0003-3147-9918
2024-11-08A utilização da abordagem das inteligências múltiplas no ensino de Ciências em uma escola pública de Capanema-PASILVA, Letícia Ribeiro Souza da; ARAÚJO, Maria das Neves de Lima; MARTINS, Luciane Cristina Paschoal
2024-10Aplicação de recursos pedagógicos na educação no ensino de Ciências Biológicas; sob a perspectiva de professoresFONSECA, Pâmela Vanessa da Silva; SILVA, Eleci Terezinha Dias da; http://lattes.cnpq.br/5053815741357972
2024-10Aves do campus: observação de espécies e ações de educação ambiental na UFRA CapanemaOLIVEIRA, Bianca Miranda; ANDRADE, Izabelle Cristini Castro de; MARTINS, Ivan Carlos Fernandes; http://lattes.cnpq.br/9742968703762422; https://orcid.org/0000-0002-4405-2713
2024-04Prática de educação ambiental voltada para o grupo dos elasmobrânquios em uma escola em Capanema/PABORGES, Raissa Silva; RODRIGUES FILHO, Luis Fernando da Silva; http://lattes.cnpq.br/2581885567813522; https://orcid.org/0000-0002-5715-2668
2023-09Um estudo sobre o transtorno do espectro do autismo TEA ensino de Ciências e a Educação InclusivaPIEDADE, Jamilly Christie Monteiro da; ARAÚJO, Marcia Janaina da Paixão; CRUZ, Felipe Alex Santiago; http://lattes.cnpq.br/4156324727497674; https://orcid.org/0000-0002-3931-298X
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 72