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Title: A utilização de maquete no processo de ensino-aprendizagem de astronomia: uma proposta para o 6º ano do ensino fundamental.
Advisor: BARBOSA, Ivan Carlos da Costa
Authors: OLIVEIRA, José Evilacio Eduardo de
FERREIRA, Suellé Gurtane Sousa
Keywords: Ensino de Ciências – material de ensino
Astronomia - ensino-aprendizagem
Metodologia ativa
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Campus Belém(PA)
Citation: Oliveira, José Evilacio Eduardo de; FERREIRA, Suellé Gurtane Sousa. A utilização de maquete no processo de ensino-aprendizagem de astronomia: uma proposta para o 6º ano do ensino fundamental. Orientador: Ivan Carlos da Costa Barbosa. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, PA, 2017.
Resumo: As oficinas são um meio de fazer com que conceitos abstratos sejam transformados em realidade, e desenvolvem habilidades cognitivas nos alunos, em várias áreas, além de estimular a aprendizagem e os dons artísticos deles. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o desempenho escolar de alunos participantes, na proposta educativa que abordou a oficina com maquetes no processo de ensino aprendizagem de astronomia. O trabalho de pesquisa foi realizado com alunos da E.M.E.F. Prof.ª Maria Augusta Alencar, localizada no povoado São Raimundo, no município de Nova Timboteua, estado do Pará. A pesquisa foi realizada em quatro etapas, em duas turmas diferentes do 6º ano. Uma turma foi nomeada de turma experimental (com 28 alunos), onde foi desenvolvida a atividade de oficina de maquetes como metodologia ativa de ensino; e a outra, de turma controle (com 25 alunos), pois nesta turma foi desenvolvida apenas metodologia tradicional de ensino. Nas turmas experimental e controle foram desenvolvidas atividades semelhantes, com exceção da etapa 3. Nesta etapa a turma experimental desenvolveu uma atividade prática baseada em oficinas de maquetes do conteúdo abordado em uma aula teórica, enquanto que a turma controle resolveu exercícios. Através da aplicação do questionário socioeconômico inferiu-se que existem algumas autodeclarada pelos alunos, quanto a principal fonte de sustento da família e quanto ao acesso ao celular e à internet. Contudo, as características similares tornam os alunos, das duas turmas, um grupo de estudantes inseridos em um mesmo contexto social e econômico. Por meio da utilização de testes avaliativos é possível constatar o crescimento do rendimento inicial para o final, das duas turmas, sendo que a turma experimental apresentou o aumento das notas individuais dos alunos e, consecutivamente, o aumento do número de alunos com notas acima da média. Tornou-se concreto que a metodologia ativa em destaque (oficina de maquetes) pode promover o processo de crescimento intelectual dos alunos.
Abstract: The workshops are means of making abstracts concepts become reality. And develop cognitive skills in the students, in several areas, besides stimulating the learning and their artistic gifts. This research aimed at evaluating the school performance of participating students, in the educational proposal who approached the modeling workshop in the process of teaching learning of astronomy. The research was realized with the students of E.M.E.F. Prof.ª Maria Augusta Alencar, located in the São Raimundo village, in the county of Nova Timboteua, state of Pará. The research was realized in four steps, in two different classes of the 6th grade. A class was named experimental class (with 28 students). Where the modeling workshop activity was developed as an active teaching methodology, and the other, the control class (with 25 students), cause in this class was developed only traditional teaching methodology. In the experimental and control classes were developed similar activities, with the exception of step 3. In this step the experimental class developed a practical activity based on model workshops of content approached in a theoretical class, while the control class resolved exercices. Through the socioeconomic questionnaires deduce there are some differences more significant when it said about the main color/ethnicity self-declared by students, as the main source of family support and the acess to the cell phone and the internet. Althought, the similar characteristics become the students, of the two classes, a group of students inserted in the same social and economic context. Through of uses evaluative tests it is possible to verify the growth for the begnning to end yield, of the two classes, being the experimental consecutively, the increase in numbers of students with notes above average. Became factual that active methodology featured (models workshop) can further the intectual process growth of students.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1058
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais

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