Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1059
Title: | O uso de histórias em quadrinhos no ensino de ciências no ensino fundamental maior da escola Paiva Melo, Acará - PA. |
Advisor: | BARBOSA, Ivan Carlos da Costa |
Authors: | SOUSA, Márcia Patricia Santos Souza e AIRES, Simone do Socorro Ramos |
Keywords: | História em quadrinhos Metodologia ativa Processo de ensino – aprendizagem |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | UFRA/Campus Belém(PA) |
Citation: | Sousa, Márcia Patrícia Santos Souza e; AIRES, Simone do Socorro Ramos. O uso de histórias em quadrinhos no ensino de ciências no ensino fundamental maior da escola Paiva Melo, Acará - PA. Orientador: Ivan Carlos da Costa Barbosa. 2016. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, PA, 2016. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi avaliar a aplicação de histórias em quadrinhos sobre plantas medicinais no melhoramento do desempenho escolar de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Paiva Melo que, pertence à rede municipal de Ensino do município de Acará. Participaram da pesquisa 46 alunos do 6° ano do Ensino Fundamental, provenientes de duas turmas denominadas de experimental (turma A, com 25 alunos) e controle (turma B, com 21 alunos). No primeiro momento foi aplicado para as turmas experimental e controle um questionário socioeconômico e um questionário etnobotânico. No segundo momento foi ministrada uma aula teórica para as turmas controle e experimental que teve como foco principal as plantas medicinais. Em seguida, foi aplicado para as turmas um teste avaliativo. No terceiro momento foi executada uma aula prática somente com a turma experimental utilizando as histórias em quadrinhos. No quarto momento foi ministrada uma aula teórica, com uso de exercícios de revisão, somente para a turma controle. Para finalizar, foi aplicado para as turmas controle e experimental um novo teste. Com base no perfil socioeconômico e etnobotânico é possível concluir que ambas as turmas possuem alunos com aspectos sociais e econômicos semelhantes. Além de apresentarem relações de proximidade com o uso das plantas medicinais mais comuns da comunidade. Os testes avaliativos aplicados em ambas às turmas, antes e após a intervenção desta pesquisa, demonstraram respostas positivas nas médias. Indicando que as histórias em quadrinhos podem ser utilizadas como uma ferramenta no processo de ensino – aprendizagem, assim como os já tradicionais exercícios de revisão. |
Abstract: | The objective of this study was to evaluate the appliance of comic books on medicinal plants to improve the academic performance of students in the 6th grade of elementary school. Data collection was performed at Paiva Melo Municipal School that belongs to the municipal education system in Acara city. The participants were 46 students of the 6th grade middle school, from two classes called experimental (class A, with 25 students) and control (group B, with 21 students). At the first moment was applied to the experimental and control groups a socioeconomic questionnaire and an ethnobotany questionnaire. At the second moment a theoretical lesson was taught to the experimental and control classes focusing on medicinal plants. Then it was applied to the class an evaluation test. At the third moment a practical class was performed only with the experimental group using the comics. At the fourth moment a theoretical lesson was taught, using review exercises, only for the control gro up. Finally, it was applied to the control and experimental groups a new test. Based on the socio - economic and ethnobotany profile it is possible to conclude that both classes have students with similar social and economic aspects. Besides having close relations with the use of the most common medicinal plants of the community. The evaluative tests applied in both groups before and after the intervention of this research have shown positive responses on average. Indicating that comics can be used as a tool in the teaching - learning process, as well as the already traditional review exercises. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1059 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR DA ESCOLA PAIVA MELO, ACARÁ-PA.pdf | 2,11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.