Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1062| Title: | Contribuição do professor e da família no processo de aquisição da habilidade leitora em crianças do 3º ano do ensino fundamental, entre 8 e 10 anos de idade, da escola Bezerra Pontes do município de Cachoeira do Piriá-Pa |
| Advisor: | PINA, Ione Lima |
| Authors: | SILVA, Keuriene da Rocha LACERDA, Leidilene Pimenta |
| Keywords: | Familia - Participação escolar Aquisição da leitura - Crianças Professores - Práticas educativas Ensino-aprendizagem - Métodos educacionais |
| Issue Date: | 2015 |
| Publisher: | UFRA/Campus Capanema (PA) |
| Citation: | SILVA, Keuriene da Rocha; LACERDA, Leidilene Pimenta. Contribuição do professor e da família no processo de aquisição da habilidade leitora em crianças do 3º ano do ensino fundamental, entre 8 e 10 anos de idade, da escola Bezerra Pontes do município de Cachoeira do Piriá-Pa. Orientador: Ione Lima Pina. 2015. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Capanema, PA, 2015. |
| Resumo: | Este estudo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Contribuição do professor e da família no processo de aquisição da habilidade leitora em crianças do 3º ano, entre 8 e 10 anos de idade, da Escola Bezerra Pontes do Município de Cachoeira do Piriá-Pa”. Este trabalho tem por objetivo principal averiguar como se dá na escola lócus da pesquisa o processo de ensino e aprendizagem das habilidades de leitura em crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, entre 8 e 10 anos de idade. Os objetivos específicos dão conta de saber: de que forma os professores atuam no processo de ensino e aprendizagem da habilidade leitora; Qual a visão do gestor acerca da temática discutida; Qual o posicionamento dos pais em relação ao aprendizado dos filhos; Qual a fala do educando em relação ao ensino que recebe e qual o desenvolvimento dessas habilidades leitoras. Para realizar a coleta de informações, optou-se por uma metodologia de cunho investigativo e qualitativo que resultou na elaboração e aplicação de questionários direcionados aos seguintes sujeitos: pai, professor e gestor da EMEF Bezerra Pontes. A análise dos dados coletados revelou que as professoras encontram bastante dificuldade no processo de ensino da leitura, e que os alunos, público alvo desta pesquisa, mesmo estando no 3º ano do ciclo de alfabetização, tem pouco ou nenhum domínio sobre estas duas habilidades, o que acaba dificultando um melhor resultado do processo. |
| Abstract: | This study is the result of the work of Course (TCC) entitled "teacher and the family's contribution in the acquisition of reading skill process in children 3rd year, between 8 and 10 years old, the school Bezerra Waterfall City of Bridges the Piriá-Pa '. This work is primarily engaged in ascertaining how is the locus school research teaching and learning process of reading skills in children from the 3rd grade of elementary school, between 8 and 10 years old. The specific objectives realize to know: how teachers act in the teaching and learning process of reading skill; What is the manager's view on the discussed issue; What is the parents' position in relation to the learning of children; Which speaks of the student in relation to teaching it receives and which the development of these skills readers. To perform the collection of information, it was decided by an investigative and qualitative approach methodology that resulted in the development and application of questionnaires directed to the following subjects: parent, teacher and manager of EMEF Bezerra Bridges. Analysis of the data collected revealed that the teachers encounter great difficulty in reading the teaching process, and students, the target audience of this research, even though the 3rd year of literacy cycle, has little or no mastery over these two skills, makes it difficult a better outcome. |
| URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1062 |
| Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
