Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1066
Title: O ensino dos sistemas reprodutores humanos através de estratégia lúdica.
Advisor: DINIZ, Victor Wagner Bechir
Authors: COSTA, Cleane de Souza Barros Ribeiro
RODRIGUES, Conceição Batista
Keywords: Lúdico - jogo educativo
Ensino - aprendizagem
Issue Date: 2016
Publisher: UFRA/Pólo São Miguel do Guamá (PA)
Citation: COSTA, Cleane de Souza Barros Ribeiro, RODRIGUES, Conceição Batista. O ensino dos sistemas reprodutores humanos através de estratégia lúdica. Orientador: Victor Wagner Bechir Diniz. 2016. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo São Miguel do Guamá, PA, 2016.
Resumo: Este trabalho buscou investigar de que maneira a prática pedagógica como o lúdico poderia influenciar na melhoria da educação dos alunos do 8º ano em uma escola municipal de Peixe-Boi-Pará. A proposta foi elaborar e confeccionar um jogo educativo “trilha do sistema reprodutor humano”. Utilizou-se uma turma controle, onde aplicou-se a metodologia de ensino tradicional e uma turma experimental, onde aplicou-se a proposta lúdica. A metodologia lúdica motivou e envolveu os alunos e a professora da escola, mostrando que a prática pedagógica pode se desenvolver de forma livre e envolvente, despertando o interesse do aluno e motivando-o a buscar o conhecimento de forma prazerosa. A metodologia se mostrou válida, evidenciando que os jogos didáticos são poderosos aliados no processo de ensino aprendizagem.
Abstract: This study aimed to investigate how the teaching practice as the playful could influence the improvement of the education of 8th graders in a municipal school in Peixe-Boi-Pará. The proposal was to develop and fabricate an educational game "trail of the human reproductive system." We used a control group, which applied to traditional teaching methods and an experimental group where was applied playful proposal. The playful methodology motivated and involved students and the teacher of the school, showing that teaching practice can develop freely and engaging manner, arousing the interest of the student and motivating him to pursue knowledge in a pleasant way. The methodology proved to be valid, showing that educational games are powerful allies in the teaching learning process.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1066
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ENSINO DOS SISTEMAS REPRODUTORES HUMANOS ATRAVÉS DE.pdf874,91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.