Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1068
Title: | Jogos didáticos como método para explorar o ensino das doenças sexualmente transmissíveis com alunos do 8º ano da E.M.E.F. João Gomes de Oliveira |
Advisor: | SPADA, Paula Katherine Pontes |
Authors: | RODRIGUES, Otoniel dos Santos |
Keywords: | Educação em saúde - Ensino fundamental Ciências Naturais - Ensino Doenças sexualmente transmissíveis (DST) Ludicidade - Prática pedagógica |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | UFRA/Pólo Nova Esperança do Piriá (PA) |
Citation: | RODRIGUES, Otoniel dos Santos. Jogos didáticos como método para explorar o ensino das doenças sexualmente transmissíveis com alunos do 8º ano da E.M.E.F. João Gomes de Oliveira. Orientador: Paula Katherine Pontes Spada. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em ) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Nova Esperança do Piriá, PA, 2017. |
Resumo: | A educação deve chegar a todos, objetivando formar seres humanos que caminhem em busca de seus sonhos, da felicidade individual e social, lutando por mais qualidade de vida. Ainda que educar para a saúde seja responsabilidade de diferentes segmentos, a escola é instituição privilegiada, que pode se transformar num espaço genuíno de promoção da saúde. Este estudo buscou associar a utilização de uma metodologia lúdica de ensino com a educação em saúde, tema transversal estabelecido pelos parâmetros curriculares nacionais (PCN). Diante disso foi averiguado o conhecimento dos alunos do 8º ano da turma A e turma B da E.M.E.F. João Gomes de Oliveira, município de Capitão Poço – PA, com o intuito de explorar a temática das doenças sexualmente transmissíveis (DST), componente curricular desse ano, bem como comparar a utilização da metodologia tradicional (passiva) com a metodologia ativa de ensino a partir da construção e aplicação de um jogo didático. Como instrumento de pesquisa, foi aplicado um questionário que possibilitou a coleta dos dados. A amostra pesquisada constitui-se de 25 alunos, do 8º ano do ensino fundamental da E.M.E.F. João Gomes de Oliveira, com idades compreendidas na faixa etária de 13 a 15 anos. Os resultados demonstraram que tanto a turma A quanto a turma B tiveram um avanço no processo de aprendizagem após a utilização das metodologias, sendo que estatisticamente, a turma B apresentou maior desempenho que a Turma A. A internet se configurou comouma importante fonte de informações sobre DST e gravidez para os adolescentes das duas turmas pesquisadas. |
Abstract: | Education must reach everyone, with the goal of training human beings who seek their dreams, individual and social happiness, fighting for more quality of life. Although health education is the responsibility of different segments, the school is a privileged institution that can become a genuine space for health promotion. This study sought to associate the use of a methodology of play education to health education, a transversal theme established by the national curricular parameters (NCP). Prior to this, the knowledge of eighth grade students of class A and class B of E.M.E.F. João Gomes de Oliveira, municipality of CapitãoPoço - PA, with the objective of exploring the topic of sexually transmitted diseases (STD), component of this year, as well as to compare the use of the traditional (passive) methodology with the active teaching methodology based on the construction and application of a didactic game. As a research instrument, a questionnaire was applied that enabled the data collection. The sample surveyed consisted of 25 students, from the 8th grade of E.M.E.F. João Gomes de Oliveira, with ages ranging from 13 to 15 years. The results showed that both class A and class B had a progress in the learning process after the use of methodologies, and statistically, group B presented a higher performance than class A. The internet was configured as an important source of information on STD and pregnancy for the adolescents of the two groups surveyed. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1068 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UTILIZAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO COMO MÉTODO PARA EXPLORAR O ENSINO DAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍ.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.