Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1070
Title: | O uso de filmes como ferramenta metodológica no ensino de ciências naturais: nas escolas públicas do ensino fundamental do município de Soure, Pará, Brasil. |
Advisor: | HAMOY, Igor Guerreiro |
Authors: | ABDON, Grace Kelly Reis |
Keywords: | Ensino de Ciências – metodologia Ensino – método – audiovisual Aluno – desempenho Ensino aprendizagem – método |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | UFRA/Pólo Salvaterra (PA) |
Citation: | ABDON, Grace Kelly Reis. O uso de filmes como ferramenta metodológica no ensino de ciências naturais: nas escolas públicas do ensino fundamental do município de Soure, Pará, Brasil. Orientador: 2015. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Salvaterra, PA, 2015. |
Resumo: | O principal objetivo deste trabalho foi diagnosticar a capacidade de melhorar o ensino de ciências naturais com a utilização de um filme de animação infanto juvenil. O aproveitamento e o interesse do aluno em aprender, é visivelmente maior quando participam de aulas lúdicas e prazerosas como o uso de filmes, ferramenta que faz parte do universo dos alunos do ensino fundamental, pesquisa esta que foram realizadas através de revisão bibliográfica necessária ao embasamento teórico do estudo. O instrumento de coleta de dados foi a aplicação de três questionários, dois destes com seis perguntas de múltipla escolha referentes aos conteúdos de ciências naturais, a população alvo foram cinquenta alunos do sexto ano, comparando os resultados de um questionário apenas com a aula tradicional e o outro com a utilização do filme vida de inseto, para verificar em qual deles os alunos apresentam um melhor rendimento e interesse pela aula, e um terceiro questionário realizado com 27 professores do ensino fundamental das escolas de Soure para traçar o perfil dos profissionais em questão e o que eles pensam sobre o uso de filmes e se o utilizam, Os dados obtidos detectaram baixo interesse dos alunos pelas aulas tradicionais e alto pelas aulas que usavam filmes para trabalharem os conteúdos em questão. Os dados foram organizados e analisados de modo quantitativo. Além de ser de interesse de educadores, pode servir a leitores interessados numa visão crítica acerca dessa arte auditiva e visual, fazendo dela fonte de conhecimento. Talvez instigá-los a utilizá-la apontando sugestões de emprego e propondo o seu aperfeiçoamento. |
Abstract: | The main objective of this study was to diagnose the ability to improve the teaching of natural sciences with the use of an animated film juvenile. The children's achievement and student interest in learning, is noticeably larger when they participate in recreational and pleasurable classes using movies, tools part of the elementary school students of the universe, these surveys which were carried out through literature review the necessary theoretical background of study. The data collection instrument was the application of three questionnaires, two of this six questions multiple choice related to natural science content, the target population were fifty sixth graders, comparing the results of a questionnaire only with the traditional classroom and the other using the movie insect life, to see which one students present better performance and interest in class, and a third questionnaire conducted with 27 elementary school teachers of Soure schools to trace the profile of the professionals involved and what they think about the use of film and the use. The data detected low student interest by traditional and high school for classes that used movies to work the contents in question. The data were organized and analyzed to quantitative. Over there way to be of interest to teacher, interested readers can serve a critical view of this art auditory and visual, making it a source of knowledge. Perhaps urges – to use them – it pointing suggestions employment and proposing its improvement. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1070 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O uso de filmes como ferramenta metodológica no ensino de ciências naturais nas escolas públicas do ensino fundamental do município de Soure.pdf | 832,86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.