Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1080
Title: Estudo sobre a percepção do espaço físico das escolas fundamentais Maria Inês Costa (município de Castanhal) e Checralla Salin Khayat (município de Barcarena)
Advisor: HATANO, Fábio Haruki
Authors: MAGALHÃES, Joziene Rodrigues de
ALVES, Raquel Henrique da Silva
Keywords: Educação ambiental - Ensino
Ciências naturais - Ensino
Ambiente escolar - Aspectos físicos
Preservação ambiental - Escolas
Issue Date: 2016
Publisher: UFRA/Campus Belém (PA)
Citation: MAGALHÃES, Joziene Rodriguês de; ALVES, Raquel Henrique da Silva. Estudo sobre a percepção do espaço físico das escolas fundamentais Maria Inês Costa (município de Castanhal) e Checralla Salin Khayat (município de Barcarena). Orientador: Fábio Haruki Hatano. 2016. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, PA, 2016.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa de campo de natureza quantitativa em duas escolas municipais denominadas Maria Inês Costa, (Castanhal) e Checralla Salin Khayat, (Barcarena). Participaram dessa pesquisa 161 alunos, sendo 86 de Castanhal e 75 de Barcarena, todos do ensino fundamental maior. A pesquisa se estendeu ainda para os gestores, coordenadores e professores dessas instituições de ensino. Foram aplicados questionários com 10 questões diferenciadas para as quatro categorias envolvidas. Os questionários fizeram parte da pesquisa investigativa, na qual foi avaliada a preservação ambiental do espaço físico da escola entre outros aspectos. O que nos instigou a fazer essa pesquisa foi a constatação por meio de conversa informal de realidades tão diferentes entre essas duas escolas da rede pública municipal no que diz respeito a preservação e conservação do espaço físico das mesmas. Porque uma está tão conservada e a outra tão deteriorada uma vez que o tempo de reforma das duas escolas não foi tão distante de uma para outra? O objetivo da pesquisa foi descobrir quais os fatores que influenciaram os sujeitos da pesquisa, principalmente os alunos, a se comportarem de forma tão diferente com relação ao tratamento exercido sobre o espaço físico da escola em que estudam. De acordo com os resultados obtidos foi possível compreender como se dá os conflitos e relações entre os entrevistados. Os dados apontam várias contradições e chegou-se à conclusão de que é possível fazer um trabalho educativo que possibilite uma mudança de conduta e consequentemente de comportamento dos alunos que prejudicam de alguma forma o espaço físico das escolas onde o trabalho foi realizado. Levando em consideração que as realidades das duas escolas na qual se realizou esse trabalho investigativo são bem diferentes no que diz respeito à importância que se dá à questão da preservação dos espaços físicos. Percebeu-se que talvez a problemática possa ser amenizada ou quem sabe, solucionado, se houver um compromisso maior por parte de todos envolvidos.
Abstract: The present work was developed through a field research of quantitative nature two municipal schools Maria Inez Costa, (Castanhal) and Checralla Salin Khayat, (Barcarena). 161 students participated, of which 86 were from Castanhal and 75 from Barcarena, all of them from elementary school. The research also extended to managers, coordinators and teachers of these educational institutions. Questionnaires with 10 differentiated questions were applied to the four categories involved. The questionnaires were part of the investigative research, in which environmental preservation of the physical space of the school was evaluated, among other aspects. What prompted us to carry out this research was verification through an informal conversation of such different realities between these two schools of the municipal public network in regard to the preservation and conservation of their physical space. Why is one so conserved and the other deteriorated since the time of reform of the two schools has not been so far from one another? The aim of our research is to find out which factors are influencing subjects of the research, especially the students to behave so differently in relation to the treatment exercised over the physical space of the school in which they study. According to the results obtained, it was possible to understand how the conflicts and relations between the interviewees occur. The data point to several contradictions and we conclude that it is possible to do an educational work that allows a change behavior and consequently behavior of the students that somehow damage physical space of the schools where the work was done. Taking into account that realities of the two schools in which we carry out this investigative work are very different as regards the importance that is given to the question of the preservation of physical spaces. It has been realized that perhaps the problem can be mitigated or maybe resolved, if there is a greater commitment on the part of all involved.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1080
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.