Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1082
Title: Perspectiva de educação ambiental praticada por alunos do 9º ano na escola de ensino fundamental “7 De Setembro”, Salvaterra/Pa
Advisor: COSTA, Maria Sintia Monteiro da
Authors: SANTOS, Aldenora Monteiro dos
NUNES, Jair da Silva
Keywords: Educação Ambiental
Professores - Práticas pedagógicas
Ações educativas - alunos
Ensino-aprendizagem - Métodos educacionais
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/Pólo Salvaterra (PA)
Citation: SANTOS, Aldenora Monteiro dos; NUNES, Jair da Silva. Perspectiva de educação ambiental praticada por alunos do 9º ano na Escola de Ensino Fundamental “7 De Setembro”, Salvaterra/Pa. Orientador: Maria Sintia Monteiro da Costa. 2015. 45 f.:il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Salvaterra, PA, 2015.
Resumo: A perspectiva de conhecer como as questões ambientais são tratradas no âmbito escolar, enquanto possibilidade de formar indivíduos conscientes e aptos a exercerem a cidadania. Este trabalho objetivou identificar as concepções e práticas pedagógicas no que se refere a Educação Ambiental e possibilitar ações educativas junto aos alunos. Participaram da pesquisa 22 alunos da turma do 9º ano da E.M.E.F. “7 de Setembro”, do município de Salvaterra-PA. Mediante as respostas dos entrevistados constatou-se que os alunos tem conhecimentos sobre a preservação do meio ambiente, mas alguns ainda ignoram. As abordagens dos temas ambientais no currículo escolar são feitas de forma conteudistas, como na maioria das escolas brasileiras. A Educação Ambiental é hoje o instrumento mais eficazes para se conseguir criar e aplicar formas sustentáveis de interação sociedade- natureza. Este é o caminho para que cada individuo mude hábitos e adquira novas atitudes que levem a diminuição da degradação ambiental e promovam a melhoria da qualidade de vida.
Abstract: In terms of knowing how environmental issues are addressed in schools, as a possibility to train individuals aware and able to exercise citizenship. This study aimed to identify the pedagogical conceptions and practices with regard to environmental education and enable educational activities with the students. The participants were 22 students in the 9th year of EMEF "September 7", the Salvaterra-PA municipality. By the answers of respondents found that students have knowledge about preserving the environment, but some still ignore. The approaches of environmental issues in the school curriculum are made of content-form, as in most Brazilian schools. Environmental education is now the most effective instrument to be able to create and implement sustainable forms of interaction society-nature. This is the way for each individual to change habits and acquire new attitudes that lead to decreased environmental degradation and promote improved quality of life.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1082
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.