Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1085
Title: O lixo no ambiente escolar: a importância da educação ambiental na escola municipal de ensino fundamental de Condeixa, Município de Salvaterra/Pará
Advisor: COSTA, Maria Sintia Monteiro da
Authors: GONÇALVES, Daniely Cristina dos Santos
CRUZ, Kátia Cilene da Costa da
Keywords: Educação ambiental - Ensino
Coleta seletiva de lixo - Ambiente escolar
Lixo - Ambiente escolar
Escola - Entraves ambientais
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/Pólo Salvaterra (PA)
Citation: GONÇALVES, Daniely Cristina dos Santos; CRUZ, Kátia Cilene da Costa da. O lixo no ambiente escolar: a importância da educação ambiental na escola municipal de ensino fundamental de Condeixa, Município de Salvaterra/Pará. Orientador: Maria Sintia Monteiro da Costa. 2015. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Salvaterra, PA, 2015.
Resumo: Este estudo teve por finalidade discutir a questão da coleta seletiva no ambiente escolar, visando a reciclagem e preservação do meio ambiente. Justifica-se sua concretização pela necessidade de despertar a sensibilidade dos discentes com relaçãoao lixo no ambiente escolar foi aplicados questionários para os alunos da Escola Municipal de Condeixa no Município de Salvaterra, com perguntas fechadas, a respeito da temática abordada, utilizando este assunto como estratégica interdisciplinar para inserir Educação Ambiental no ambiente escolar. A comunidade escolar adquiriu maior consciência sobre a situação do meio onde vive e convive,tendo atitudes responsáveis e comprometidas com os cuidados ao meio ambiente. Acreditamos que inserir esse tema na escola é uma forma de despertar no aluno o interesse em saber sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Ficou clara a necessidade de a escola trabalhar no sentido de proporcionar à comunidade escolar uma consciência ecológica, visando à transformação da realidade atual, o respeito ao meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida dos moradores.
Abstract: This studyaimed to discussthe question ofselectivecollectionin the school environment, with a viewtorecyclingandenvironmental preservation. Justifieditsimplementationby the need toawakenthesensitivityofstudentsin relation towastein the school environmentwasappliedquestionnairesto the studentsof the School of Condeixathe city ofSalvaterra, withclosed questions regardingtheselected theme, usingthisissueas interdisciplinarystrategictoinsertenvironmentaleducationatschool.Theschoolcommunityhasacquiredgreater awareness ofthesituationoftheenvironment where they liveand lives, and responsible attitudesand committed tothecarefor the environment.We believe thatinsertthistopicinschool.a way toawakenthestudent's interest in knowing aboutthe importance ofcaring for the environment. There is a clearneed for theschoolworkingtoprovidethe school communityenvironmental awareness, aimed at transforming thecurrent reality, respectfor the environment andimproving the qualityof life of residents.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1085
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.