Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1089
Title: Educação ambiental: lixo e a reciclagem artesanal de papel no processo da aprendizagem no ensino fundamental do 6° ano da escola Nova Aliança, município de Acará, PA
Advisor: HATANO, Fábio Haruki
Authors: OLIVEIRA, Maria Zanilda Costa de
VIEIRA, Marli Barbosa
Keywords: Educação ambiental - Ensino
Lixo - Reciclagem
Reciclagem artesanal - Papel
Professores - Práticas pedagógicas
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Campus Belém (PA)
Citation: OLIVEIRA, Maria Zanilda Costa de; VIEIRA, Marli Barbosa. Educação ambiental: lixo e a reciclagem artesanal de papel no processo da aprendizagem no ensino fundamental do 6° ano da escola Nova Aliança, município de Acará, PA. Orientador: Fábio Haruki Hatano. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em CIiências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, PA, 2017.
Resumo: A sociedade vivencia um período da história da humanidade, onde práticas de desenvolvimento sustentável estão em evidência, com o objetivo de preservar o meio ambiente para gerações futuras. No entanto, práticas como a reciclagem de papel contribui para a preservação do meio ambiente. Neste trabalho se constituiu em estudo de ação-reflexão sobre a aula prática pedagógica de Educação Ambiental (EA) desenvolvida no contexto de Ciências Naturais na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Nova Aliança” localizada no município de Acará- PA. A pesquisa foi realizada em quatro etapas, em duas turmas diferentes do 6º ano. Uma turma foi chamada de “turma experimental” (turma A) e a outra foi chamada de “turma controle” (turma B). O objetivo da pesquisa foi utilizar o conceito “LIXO” para o ensino aprendizagem, bem como a experimentação de uma prática sobre a reciclagem de papel, transformando conceitos ambientais em atitudes de melhoria de qualidade de vida da sociedade do município de Acará. Para reflexão sobre as aulas vivenciadas, foi feita uma coleta de dados, por meio de aplicação de questionário, aplicação de testes, aula prática para a turma experimental, aula teórica com exercícios para a turma controle e testes reformulados. Ao analisar os dados coletados através da pesquisa, destacou-se que a utilização de oficinas práticas durante as aulas torna o processo de aprendizagem mais atrativo, e consegue-se diminuir o desperdício de papel durante as aulas, adquirindo conceitos e práticas sustentáveis na vivencia escolar e no dia- a- dia dos educandos.
Abstract: The society faces a period of humanity history when sustainable practices are in evidence, with the objective of preserving the environment for future generations. However, practices as paper recycling contribute to environment preservation. In this assignment, a study of action-reflection about a pedagogical practice class of environmental education (EA) developed in the context of Natural Sciences in the Secondary City School in Acará City – PA. The research was done in four steps into two different classes of 6th grade. One of the classes was named “experimntal class” (class A), while, the other one was named “control class” (class B). The research aim is to use the concept of “garbage” to teaching-learning as well as the experimentation of a practice about paper recycling, transforming environmental concepts into attitudes for society quality improvement of life in Acará City. To reflect about the classes, a data collection was done, through a questionnaire, tests, practical classes for the experimental class, theorical class with exercises for the control class and tests made. Analyzing the data collected through research, it was important that the practical workshops during classes made the learning process more attractive, and reducing the waste of paper during classes, acquiring concepts and sustainable practices in school and day-by-day.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1089
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.