Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1091
Title: Jogo didático como ferramenta de ensino de ciências, físicas e biológicas (CFB) para revisão de conteúdos no 6º ano do ensino fundamental
Advisor: HATANO, Fábio Haruki
Authors: SÁ, Lúcia Marques do Espirito Santo
BRAGA, Maria Enedina
Keywords: Ludicidade - Educação infantil
Ciências, Físicas e Biológicas (CFB) - Ensino
Jogos educativos - Ferramentas didáticas
Ensino-aprendizagem - Métodos educacionais
Issue Date: 2016
Publisher: UFRA/Campus Belém (PA)
Citation: SÁ, Lúcia Marques do Espírito Santo; BRAGA, Maria Enedina. Jogo didático como ferramenta de ensino de ciências, físicas e biológicas (CFB) para revisão de conteúdos no 6º ano do ensino fundamental. Orientador: Fábio Haruki Hatano. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em CIências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, PA, 2016.
Resumo: O jogo possibilita o equilíbrio entre a função lúdica, de forma que propicia diversão e prazer para os alunos, e função educativa, promovendo o ensino de forma pessoal e social, contribuindo no conhecimento e na compreensão do mundo de forma geral. O presente trabalho fez uma pesquisa quantitativa e qualitativa, sobre o jogo didático como ferramenta de ensino de Ciências, Físicas e Biológicas (CFB) para revisão de conteúdos no 6º ano do ensino fundamental. A dinâmica de pesquisa foi baseada na elaboração de um jogo didático denominado “Trilha do Saber”, e posteriormente, aplicado em duas turmas do 6º ano da escola Tereza Braga Teixeira, localizada no município de Marapanim no distrito de Marudá. As duas turmas receberam denominações, sendo uma nomeada de turma controle (usada como base de modelo e aplicação de aula tradicional) e a outra turma nomeada de experimental (usada como laboratório para a aplicação da aula com o jogo didático). Como considerações finais, o jogo didático nem sempre traz uma contribuição direta para a aprendizagem e memorização dos conteúdos, porém no caso desta pesquisa, o jogo possibilitou um clima de diversão e interação social entre os alunos que consequentemente, fez e fará com que eles se tornem cidadãos com habilidades interpessoais mais bem trabalhadas e educadas.
Abstract: The game allows the balance between the play function, in a way that provides fun and enjoyment for the students, and educational function, promoting teaching in a personal and social way, contributing in the knowledge and understanding of the world in general. The present work of course completion makes a quantitative and qualitative research on the didactic game as a teaching tool of Physical and Biological Sciences (CFB) to review content in the 6th year of elementary school. The research dynamics was based on the elaboration of a didactic game called "Trilha do Saber", and later, applied in two classes of the 6th year of the school Tereza Braga Teixeira, located in the municipality of Marapanim in the district of Marudá. The two classes were given names, one being a control group (used as a model base and a traditional lesson application) and the other a group called experimental (used as a laboratory for the application of the lesson with the didactic game). As final considerations, the didactic game does not always make a direct contribution to the learning and memorization of the contents, but in the case of this research, the game allowed a climate of fun and social interaction among the students that, consequently, did and will cause them to become Citizens with better-worked and educated interpersonal skills.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1091
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.