Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1099
Title: O uso sustentável da água no ensino aprendizagem: utilização da dramatização como ferramenta de ensino.
Advisor: BARBOSA, Ivan Carlos da Costa
Authors: DAMASCENO, Juliana do Nascimento
Keywords: Ensino de Ciências – método
Sustentabilidade
Ensino Aprendizagem
Dramatização
Issue Date: 2016
Publisher: UFRA/Campus Belém(PA)
Citation: DAMASCENO, Juliana do Nascimento. O uso sustentável da água no ensino aprendizagem: utilização da dramatização como ferramenta de ensino. Orientador: Ivan Carlos da Costa Barbosa. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, PA, 2016.
Resumo: O ensino de ciências possibilita ainda mais a trocas de conhecimento com a criação de debates, passeios e dramatizações em sala de aula abordando temas que façam com que os alunos se sintam inseridos e responsáveis quanto ao presente e futuro do meio ambiente. O lúdico promove a interação social e facilita o aprendizado aproximando o conhecimento científico ao educando. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência do processo de ensino-aprendizagem de alunos 6º ano, após o uso da dramatização sobre o uso sustentável da água, como ferramenta didática de ensino, transformando conceitos ambientais para a qualidade de vida. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jarbas Passarinho, situada na cidade de Belém do Pará. O trabalho envolveu quatro etapas distintas, em duas turmas diferentes do 6º ano. Na etapa 1 foi aplicado um questionário socioeconômico e ministrada a aula teórica em momentos diferentes para as duas turmas A (experimental) e B (controle). Na etapa 2, após uma semana, foi aplicado o teste avaliativo 1, nas duas turmas, contendo dez questões. Na etapa 3, na turma experimental foi desenvolvida a aula prática envolvendo a dramatização. Enquanto que, na turma controle foi desenvolvido um plano de aula com a metodologia tradicional composta por aplicação de exercício. Na última etapa, 4, foi aplicado novamente um teste avaliativo, nas duas turmas A e B, com dez questões. Com base nos dados obtidos através da aplicação dos questionários socioeconômicos pode-se concluir que a s duas turmas estudadas apresentam alunos com características sociais e econômicas semelhantes. Através dos testes avaliativos aplicados conclui-se que a proposta de metodologia ativa aplicada a turma experimental não contribuiu positivamente para o crescimento do rendimento da aprendizagem dos alunos da turma em questão. Os testes avaliativos indicaram a eficácia da resolução de exercícios como metodologia tradicional na aprendizagem dos alunos da turma controle.
Abstract: The teaching of science further enables knowledge exchanges with the creation of debates, excursions and drama in the classroom on topics that make students feel inserted and responsible for the present and future of the environment. The play promotes social interaction and facilitates learning approaching scientific knowledge to the student. This work aimed to evaluate the efficiency of the teaching-learning process of students 6th grade after the use of drama on the sustainable use of water as didactic teaching tool, turning environmental concepts to the quality of life. The research was conducted at the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jarbas Passarinho in Belém of Pará. The study involved four distinct stages in two different classes in the 6th grade. In step 1 a socioeconomic questionnaire was applied and given to lecture at different times for the two classes A (experimental) and B (control). In step 2, after a week, the evaluation test 1 was applied in two groups, with ten questions. In step 3, the experimental class the practice session involving the drama was developed. While the control group was developed a lesson plan with the traditional methodology consisting of exercise application. In the last step, 4, was applied again an evaluation test, the two groups A and B, with ten questions. Based on data obtained through the application of socioeconomic questionnaires it can be concluded that the two groups studied s present students with social and similar economic characteristics. Through applied evaluative tests it was concluded that the proposed active methodology applied to experimental group did not contribute positively to the growth of learning achievement of students in the class in question. Evaluative tests indicated the effectiveness of solving as traditional methodology in the learning of the control group students.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1099
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O USO SUSTENTAVEL DA ÁGUA NO ENSINO APRENDIZAGEM utilização....pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.