Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1102
Title: A importância da educação ambiental para o projeto político pedagógico da Escola “Profª Odete Barbosa Marvão” em Igarape-Açu/Pa
Advisor: SIQUEIRA, Rodrigo André Peres
Authors: SOUZA, Elizete Tavares de
SOARES, Laurinha Botelho
Keywords: Educação ambiental - Ensino
Projeto Político Pedagógico (PPP) - Escola Odete Barbosa Marvão
Ações Pedagógicas - Cotidiano escolar
Issue Date: 2014
Publisher: UFRA/Pólo Igarapé-Açu (PA)
Citation: SOUZA, Elizete Tavares de; SOARES, Laurinha Botelho. A importância da educação ambiental para o projeto político pedagógico da Escola “Profª Odete Barbosa Marvão” em Igarape-Açu/Pa. Orientador: Rodrigo André Peres Siqueira. 2014. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Igarapé-Açu, PA, 2014.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar e sugerir propostas de Educação Ambiental no projeto político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª “Odete Barbosa Marvão. Para isto, utilizou-se revisão bibliográfica de artigo científicos publicados e literaturas científicas especializadas, com intuito de contribuir para uma maior compreensão das relações entre educação ambiental e a importância do Projeto Político Pedagógico. Assim, a pesquisa caracteriza-se por ter uma abordagem qualitativa bibliográfica. A escola fica localizada na cidade de Igarapé-Acu/ PA.Sendo que o projeto político-pedagógico tendo em vista da grande importância no contexto educacional, precisa ser elaborado de maneira que atenda às necessidades de alunos, professores, pais e funcionários, norteando assim as práticas do cotidiano escolar. A partir das análises realizadas, observou-seque, embora os educadores trabalhem com a temática ambiental, eles ainda não trazem indicações que permitam identificar fundamentos teóricos e metodológicos para as ações programadas no PPP.
Abstract: This work aims analyzeras proposed Education Ambiental no political project (PPP) of the Municipal Elementary School Prof. "Odette Barbosa Marvão, together with the literature review of published scientific article, aiming to contribute to a greater understanding of relationships between environmental education and the environment. The research is characterized by having a qualitative bibliográfica approach. The school is located in Igarapé-Acu / PA. Then be conceptualized political-pedagogical project in view of the great importance in the educational context, so it needs to be prepared so that meets the needs of students, teachers, parents, and staff, as well guiding practices of everyday school life. From the analyzes, we found dry, emboraos educators work with the environment, they still do not provide information identifying theoretical and methodological foundations for the actions programmed in PPP.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1102
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.