Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1105
Title: | Poluição sonora e seus efeitos – o caso da Escola Charles Assad |
Advisor: | SILVA, Antonio dos Santos |
Authors: | LIMA, Gefson Marcos da Silva MARTINS, Manoel da Conceição Lima |
Keywords: | Física - Ensino Ludicidade - Ensino infantil Poluição sonora - Estudo Jogos didáticos - Ensino de Ciências |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | UFRA/Pólo São Miguel do Guamá (PA) |
Citation: | LIMA, Gefson Marcos da Silva; MARTINS, Manoel da Conceição Lima. Poluição sonora e seus efeitos – o caso da Escola Charles Assad . Orientador: Antonio dos Santos Silva. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo São Miguel do Guamá, PA, 2016. |
Resumo: | O ensino de ciências em nível fundamental, especialmente os tópicos de física abordados no último ano deste ciclo escolar, é geralmente de difícil assimilação pelos alunos, principalmente por serem trabalhados de forma tradicional, sem a mínima contextualização com o universo dos alunos, tornando também esse estudo muitas vezes chato, tedioso e desinteressante. Desta forma, no presente trabalho, se buscou uma nova maneira de se ensinar física, no caso, a temática som e poluição sonora, através de um jogo aplicado em sala de aula de uma turma do último ano do ensino fundamental, da Escola Charles Assad, localizada no município de Bonito, no nordeste do Pará. Para se comparar a eficiência desta metodologia lúdica, também foi trabalhada a mesma temática em outra turma (turma controle) de forma exclusivamente tradicional. Os resultados obtidos mostraram que a metodologia lúdica foi mais eficiênte no processo de ensino-aprendizagem. |
Abstract: | The teaching of science at primary level, especially physics topics covered in the last year of this school year, it is usually difficult to assimilate by students, mainly because they worked in a traditional way, without the slightest context with the universe of students, also making this study often boring, tedious and uninteresting. Thus, in this study, we sought a new way to teach physics in the case, the theme sound and noise, through a game applied in the classroom of a class the last year of elementary school, “Escola Charles Assad” located in the municipality of Bonito, in northeastern of Pará. To compare the efficiency of this ludic methodology, it was also crafted the same theme in another group (control group) exclusively traditional way. The results showed that the ludic methodology was more efficient in the teaching-learning process. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1105 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC MANOEL E GEFSON Final.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.