Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1105
Title: Poluição sonora e seus efeitos – o caso da Escola Charles Assad
Advisor: SILVA, Antonio dos Santos
Authors: LIMA, Gefson Marcos da Silva
MARTINS, Manoel da Conceição Lima
Keywords: Física - Ensino
Ludicidade - Ensino infantil
Poluição sonora - Estudo
Jogos didáticos - Ensino de Ciências
Issue Date: 2016
Publisher: UFRA/Pólo São Miguel do Guamá (PA)
Citation: LIMA, Gefson Marcos da Silva; MARTINS, Manoel da Conceição Lima. Poluição sonora e seus efeitos – o caso da Escola Charles Assad . Orientador: Antonio dos Santos Silva. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo São Miguel do Guamá, PA, 2016.
Resumo: O ensino de ciências em nível fundamental, especialmente os tópicos de física abordados no último ano deste ciclo escolar, é geralmente de difícil assimilação pelos alunos, principalmente por serem trabalhados de forma tradicional, sem a mínima contextualização com o universo dos alunos, tornando também esse estudo muitas vezes chato, tedioso e desinteressante. Desta forma, no presente trabalho, se buscou uma nova maneira de se ensinar física, no caso, a temática som e poluição sonora, através de um jogo aplicado em sala de aula de uma turma do último ano do ensino fundamental, da Escola Charles Assad, localizada no município de Bonito, no nordeste do Pará. Para se comparar a eficiência desta metodologia lúdica, também foi trabalhada a mesma temática em outra turma (turma controle) de forma exclusivamente tradicional. Os resultados obtidos mostraram que a metodologia lúdica foi mais eficiênte no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The teaching of science at primary level, especially physics topics covered in the last year of this school year, it is usually difficult to assimilate by students, mainly because they worked in a traditional way, without the slightest context with the universe of students, also making this study often boring, tedious and uninteresting. Thus, in this study, we sought a new way to teach physics in the case, the theme sound and noise, through a game applied in the classroom of a class the last year of elementary school, “Escola Charles Assad” located in the municipality of Bonito, in northeastern of Pará. To compare the efficiency of this ludic methodology, it was also crafted the same theme in another group (control group) exclusively traditional way. The results showed that the ludic methodology was more efficient in the teaching-learning process.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1105
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC MANOEL E GEFSON Final.pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.