Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1106
Title: | A experimentação no ensino de ciências no ensino fundamental II |
Advisor: | GAMA, Adriano da Silva |
Authors: | FONSECA, Reinaldo Everton |
Keywords: | Ensino de Ciências Experimentação - Aulas de Ciências Métodos de Ensino - Ciências |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | UFRA/Pólo Dom Eliseu (PA) |
Citation: | FONSECA, Reinaldo Everton. A experimentação no ensino de ciências no ensino fundamental II. Orientador: Adriano da Silva Gama. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Dom Eliseu, PA, 2017. |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo de avaliar a eficácia do uso da experimentação como ferramenta didática para melhorar a aprendizagem dos discentes nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental e também demonstrar que é possível utilizar a experimentação na sala de aula, mesmo sem o auxílio de um laboratório bem equipado. Tem-se como objetivo desta pesquisa possibilitar reflexões acerca da relevância do ensino de Ciências para o desenvolvimento da criança, apontando procedimentos metodológicos adequados e que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa pretende apontar as dificuldades que os docentes alegam enfrentar ao utilizar a experimentação em seu cotidiano profissional. Para tal, escolheu-se como procedimento metodológico quali-quantitativo e a pesquisa de campo que foi realizada em uma escola municipal da cidade de Ulianópolis. A avaliação foi desenvolvida por meio da aplicação de questionários a respeito do assunto em uma escola da rede pública de ensino fundamental. |
Abstract: | The present work has the objective of evaluating the effectiveness of the use of experimentation as a didactic tool to improve students' learning in science classes in Elementary School and also to demonstrate that it is possible to use experimentation in the classroom, even without the aid of a well equipped laboratory. The objective of this research is to provide reflections on the relevance of teaching science to the development of the child, pointing out appropriate methodological procedures that favor the teaching and learning process. This research intends to point out the difficulties that professors claim to face when using experimentation in their daily professional life. For this, it was chosen as a qualitative-quantitative methodological procedure and the field research that was carried out in a municipal school in the city of Ulianópolis. The evaluation was developed through the application of questionnaires about the subject in a public school elementary school. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1106 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A experimentação no ensino de ciências no ensino fundamental II.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.