Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1107
Title: A experimentação como estratégia metodológica do ensino de Ciências Naturais em sala de aula.
Advisor: SIQUEIRA, Rodrigo Andre Peres
Authors: TEIXEIRA, Jean Carlos
OLIVEIRA, Taiane da Mota
Keywords: Experimentação - Ensino - Ciências
Ensino - Aprendizagem
Formação continuada - Professores
Issue Date: 2014
Publisher: UFRA/Pólo Igarapé-Açu(PA)
Citation: TEIXEIRA, Jean Carlos; OLIVEIRA, Taiane da Mota. A experimentação como estratégia metodológica do ensino de Ciências Naturais em sala de aula. Orientador: Rodrigo Andre Peres Siqueira. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Igarapé-Açu, PA, 2014. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1107. Acesso em: .
Resumo: O presente trabalho faz uma discussão a respeito da experimentação e a sua importância para o processo ensino aprendizagem dentro da disciplina ciências naturais, buscando aproximar a disciplina e o aluno por intermédio de práticas experimentais em sala de aula. Além disso, apresenta alguns entraves que dificultam o desenvolvimento de atividades experimentais. Diante desses aspectos, um dos grandes desafios no ensino de ciências é buscar diferentes métodos para que os educandos adquiram as competências e habilidades necessárias à sua formação, num contexto social e tecnológico. Para isso, foi sugerido experimentos de ciências envolvendo materiais de baixo custo e de fácil aquisição. Dentro dessa proposta acredita-se que, os experimentos, permitem proporcionar uma aprendizagem mais significativa aos estudantes, trazendo assim o interesse deles durante as aulas, no envolvimento durante as atividades, e na melhora considerável durante as avaliações e como consequência a aprovação no final do ano letivo.Constatou-se que a experimentação pode ser importante ferramenta de auxílio no desenvolvimento dos educandos, uma vez que dão margem a uma série de possibilidades de trabalho, e que o êxito nesse trabalho no que concerne à aprendizagem está diretamente relacionado com a competência e interesse, não apenas dos professores, mas de todos os que fazem parte do processo educacional. Portanto, esse trabalho busca aproximar a disciplina e o aluno por intermédio de práticas experimentais em sala de aula com objetivo de motivá-los e aprenderem a ciências de forma agradável
Abstract: This paper makes a discussion about the trial and its importance to the learning process within the discipline natural sciences, seeking to bring the discipline and the student through experimental practice in the classroom. It also presents some obstacles that hinder the development of experimental activities. In view of these aspects, one of the great challenges in science teaching is to seek different methods for the students to acquire the skills and abilities necessary for its formation, a social and technological context. To this end, it was suggested science experiments involving low-cost materials and easy acquisition. Within this proposal is believed that the experiments allow provide a more meaningful learning for students, thus bringing their interest in class, involvement in activities, and considerable improvement during the evaluations and results in the approval at the end of school year. It was found that the trial may be important aid tool in the development of the students, since they give rise to a number of job opportunities, and that success in this work regarding the learning is directly related to the competence and interest, not only teachers, but all of which are part of the educational process. Therefore, this paper seeks to bring the discipline and the student through experimental practice in the classroom in order to motivate them and learn to pleasantly sciences
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1107
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A EXPERIMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DO ENSINO DE....pdf562,88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.