Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1111
Title: Dificuldades encontradas no ensino de ciências por alunos e professores do 6° ano no município de Nova Esperança do Piriá, Pa
Advisor: SPADA, Paula Katherine Pontes
Authors: PINHEIRO, Maria Graciete Pessoa
LIMA, Maria Orlaneide Costa
Keywords: Ensino de Ciências - Método
Ensino-aprendizagem - Métodos educacionais
Leitura e escrita - Dificuldades de aprendizado
Issue Date: 2016
Publisher: UFRA/Pólo Nova Esperança do Piriá (PA)
Citation: PINHEIRO, Maria Graciete Pessoa; LIMA, Maria Orlaneide Costa. Dificuldades encontradas no ensino de ciências por alunos e professores do 6° ano no município de Nova Esperança do Piriá, Pa. Orientador: Paula Katherine Pontes Spada. 2016. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Nova Esperança do Piriá, PA, 2016.
Resumo: O processo de ensinar e aprender ciências nos dias atuais requer uma série de elementos que desempenham importâncias especificas no alcance no desenvolvimento de competências e habilidades primordiais aos alunos para o convívio na sociedade. O objetivo do presente trabalho foi pesquisar as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem de ciências nas turmas do 6º ano da E.M.E.F. Maria Laurita, Nova Esperança do Piriá-Pa. Para tal, foram aplicados questionários para professores de ciências e alunos das turmas do 6º ano/9. Os resultados revelaram que para os alunos as maiores dificuldades estão na metodologia do professor, na falta de utilização de recursos tecnológicos, na adaptação ao novo ciclo e ao número elevado de professores. Para os professores, as maiores dificuldades estão na indisciplina dos alunos, no desinteresse dos mesmos durante as aulas, na escrita, na leitura e interpretação e nas salas superlotadas. Portanto, fica claro perceber que tanto o aluno quanto o professor apresentam várias limitações, muitas vezes compartilhadas entre ambos. A falta de diálogo parece ser o ponto chave nesse processo, pois a relação professor-aluno é uma condição do processo de aprendizagem, visto que essa relação dinamiza e dá sentido ao processo educativo.
Abstract: The process of teaching and learning sciences nowadays requires a number of elements that play specific importance in achieving the development of skills and abilities primary students for living in society. The aim of this study was to investigate the difficulties encountered in the teaching-learning process in science classes of the 6th grade of Elementary School Maria Laurita, in Nova Esperança do Piriá city, state of Pará, Brazil. To this end, questionnaires were given to science teachers and students of the class of 6th grade. The results showed that for students the greatest difficulties are in the teacher's methodology, the lack of use of technological resources, adaptation to the new cycle and the high number of teachers. For teachers, the greatest difficulties are in the discipline of the students, the same lack of interest in class, writing, reading and interpretation and in overcrowded rooms. Therefore, it is clear to realize that both, students and the teachers, have several limitations, often shared between them. The lack of dialogue appears to be the key point in this process, because the relationship between teacher and students is a condition of the learning process, as this relationship streamlines and gives meaning to the educational process.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1111
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.