Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1112
Title: | Estratégia lúdica no ensino de ciências do sexto ano da Escola Magalhaes Barata do município de Santa Maria do Pará (baralho animal e roleta mágica) |
Advisor: | DINIZ, Victor Wagner Bechir |
Authors: | SANTANA, Francineide Sales SOARES, Vanda de Jesus Silva http://lattes.cnpq.br/9126485121442401 |
Keywords: | Ludicidade - Educação infantil Jogos educativos e Aprendizagem Ciências - Ensino |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | UFRA/Pólo São Miguel do Guamá (PA) |
Citation: | SANTANA, Francineide Sales; SOARES, Vanda de Jesus Silva. Estratégia lúdica no ensino de ciências do sexto ano da Escola Magalhaes Barata do município de Santa Maria do Pará (baralho animal e roleta mágica). Orientador: Victor Wagner Bechir Diniz. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo São Miguel do Guamá, PA, 2016. |
Resumo: | Ao longo da historia as atividades lúdicas no contexto escolar tornou-se ainda mais importante devido o entusiasmo dos alunos quando esses estão envolvidos na ação dos jogos. Objetivou-se com este trabalho a importância da estratégica lúdica no ensino de ciências com ênfase na fauna brasileira e seus respectivos biomas. Nesse contexto sua metodologia foi aplicada através de pesquisas bibliográficas, aulas tradicionais, exercícios de múltipla escolha e a aplicação do lúdico através dos jogos (baralho animal e roleta magica). A atividade foi desenvolvida no 6º ano da Escola Magalhães Barata no Município de Santa Maria do Pará. Verificou-se que a metodologia tradicional deixou a desejar, ou seja, não obteve assimilação dos conteúdos, enquanto que à metodologia lúdica esta se mostrou de grande relevância, pois através dela houve uma melhoria significativa na aprendizagem dos alunos. Durante a aplicação dos jogos foi percebido uma sensível incorporação das informações obtidas, o que leva o processo de ensino aprendizagem mais interessante e prazeroso, pois a estratégia foi divertida e os alunos interagiram melhor, levando a um avanço importante no interesse e motivação dos alunos. |
Abstract: | Throughout history the ludic activities in the school environment has become even more important because of the enthusiasm of the students when these are involved in the action of the games. The objective of this work is importance of strategic playful in science education with emphasis on Brazilian fauna and their biomes. In this context the methodology was applied through literature searches, traditional classes, multiple choice exercises and the application of the play through the games (animal cards and magic roulette). The activity was developed in the 6th year of the School Magalhães Berata in the municipality of Santa Maria do Pará. It was found that the traditional method left to be desired, that is obtained assimilation of content, whereas the ludic methodology this proved to be great relevance because through it there was a significant improvement in student learning. During the application of the games was perceived a sensible incorporation of the information obtained, which makes the teaching learning process more interesting and enjoyable, because the strategy was fun and the students interacted better, leading to an important breakthrough in the interest and motivation of students. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1112 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Estratégia lúdica no ensino de ciências do sexto ano da Escola Magalhaes Barata do município de Santa Maria do Pará (baralho animal e roleta mágica).pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.