Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1114
Title: | A importância dos jogos didáticos no ensino de ciências naturais em turmas de 8º ano do município de Nova Esperança do Piriá, Pa |
Advisor: | SPADA, Paula Katherine Pontes |
Authors: | FIRMIANO, Cleber Luis dos Santos SILVA, Lediane Costa da |
Keywords: | Ludicidade - Educação infantil Aprendizagem Significativa Ciências Naturais - Ensino Jogos didáticos - Ensino de Ciências |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | UFRA/Pólo Nova Esperança do Piriá (PA) |
Citation: | FIRMIANO, Cleber Luis dos Santos; SILVA, Lediane Costa da. A importância dos jogos didáticos no ensino de ciências naturais em turmas de 8º ano do município de Nova Esperança do Piriá, Pa. Orientador: Paula Katherine Pontes Spada. 2016. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Nova Esperança do Piriá, PA, 2016. |
Resumo: | As funções lúdicas e educativas são atribuídas a um jogo quando este proporciona uma atividade prazerosa, que causar satisfação e divertimento ao indivíduo que participa desse tipo de metodologia. Nesse sentido esse trabalho teve como objetivo demonstrar a importância do lúdico no ensino de Ciências Naturais a partir do desenvolvimento de um jogo didático “ Bingo dos cinco Reinos”, a qual favoreceu a criatividade, a sociabilidade e as inteligências múltiplas na busca de uma aprendizagem significativa. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, com caráter exploratório e abordagem qualitativa e quantitativa. O estudo se deu com alunos de duas turmas do 8º ano/9 da E.M.E.I.F Maria Laurita no turno da manhã, os quais apresentam a faixa etária de 13 e 14 anos. A obtenção dos dados da pesquisa se deu em dois momentos: o primeiro com aplicação do exercício nas duas turmas logo após a aula com a explanação do conteúdo dos cinco reinos dos seres vivos e o segundo momento aplicação do exercício, também, nas duas turmas após a utilização da atividade lúdica com o intuito de verificar a aprendizagem a partir do uso da metodologia proposta, bem como a aplicação de questionário para os discentes e outro para os docentes visando uma concepção acerca da inserção dos jogos didáticos no ensino de Ciências Naturais. Diante dos resultados apresentados pelos alunos envolvidos na pesquisa, foi possível perceber que os mesmos apresentaram melhor desempenho com a introdução do jogo didático. Ficou evidente que o uso dessa metodologia precisa ser usada com mais frequência pelos docentes em seus planejamentos de aulas já que o resultado da atividade com o uso dela melhorou e facilitou o processo de ensino-aprendizagem. |
Abstract: | The fun and educational roles are assigned to a game when this provides a pleasurable activity that cause satisfaction and fun to the individual who participates in this type of methodology. In this sense this study aimed to demonstrate the importance of the play in the teaching of natural sciences from the development of a didactic game "Bingo dos cinco reinos", which encouraged creativity, sociability and multiple intelligences in search of a learning significant. This was a literature and field research, with exploratory and qualitative and quantitative approach. The study took place with students from two classes of grade 8/9 E.M.E.I.F Maria Laurita the morning shift, which present the age of 13 and 14 years. Obtaining of survey data was in two stages: the first application of exercise in both groups after the lesson with the explanation of the content of the five kingdoms of living things and the second time application of the year, also in the two groups after the use of recreational activity in order to verify the learning from the use of the proposed methodology and the questionnaire for students and another for teachers towards a conception of integration of educational games in the teaching of Natural Sciences. Given the results presented by the students involved in the research, it was revealed that they performed better with the introduction of educational game. It was evident that the use of this methodology to be used more often by teachers in their lesson plans as the result of the activity with the use of it has improved and facilitated the teaching-learning process. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1114 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A importância dos jogos didáticos no ensino de ciências naturais em turmas de 8º ano do município de Nova Esperança do Piriá, Pa.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.