Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1115
Title: Estudo das plantas medicinais usadas pela comunidade escolar de Itabocal no município de Irituia-Pa
Advisor: DINIZ, Victor Wagner Bechir
Authors: NUNES, Cilene da Conceição Vera Cruz
SILVA, Marília Lopes da
Keywords: Plantas medicinais - Estudo
Levantamento etnofarmacêutico - Plantas medicinais
Ciências Naturais - Ensino
Issue Date: 2016
Publisher: UFRA/Pólo São Miguel do Guamá (PA)
Citation: NUNES, Cilene da Conceição Vera Cruz; SILVA, Marília Lopes da. Estudo das plantas medicinais usadas pela comunidade escolar de Itabocal no município de Irituia-Pa. Orientador: Victor Wagner Bechir Diniz. 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo São Miguel do Guamá, PA, 2016
Resumo: O presente estudo objetivou investigar o conhecimento dos alunos de uma escola localizada em Itabocal município de Irituia, sobre plantas medicinais, bem como discutir a importância da escola na disseminação de informações a comunidade escolar acerca do uso de plantas medicinais. Para a realização do presente estudo foi empregada uma abordagem em uma turma controle e em uma turma experimental. Os dados foram coletados com a aplicação de um questionário etnobotanico, apostila, cartilha e gibi para alunos das turmas do 7º ano. Na turma controle utilizou-se o método tradicional com apostila sobre plantas medicinais e um questionário, enquanto que na experimental foi utilizado recursos lúdicos como cartilha e o gibi sobre as plantas medicinais. Os alunos da turma experimental demonstraram boa compreensão do tema abordado, e estes apresentaram grande atenção sobre a importância da valorização de seus conhecimentos sobre plantas medicinais para sua formação escolar. Portanto, a metodologia foi valida, a mesma favoreceu o desempenho dos alunos, então a metodologia pode ser aplicada em outras escolas.
Abstract: This study aimed to investigate the knowledge of students in a school located in Itabocal, municipality of Irituia on medicinal plants, as well as discuss the importance of school in the dissemination of information to the school community about the use of medicinal plants. To carry out this study employed an approach in a class control and an experimental group. Data were collected with the use of an ethnobotanical survey, handout, brochure and comic books for students of classes of 7th grade. In the control group used the traditional method with apostille on medicinal plants and a questionnaire, while the trial was used as a recreational resource booklet and the comic book on medicinal plants. The students of the experimental group showed good understanding of the topic discussed, and these showed great attention on the importance of valuing their knowledge of medicinal plants for their education. Therefore, the methodology was valid, it favored the performance of students, then the methodology can be applied in other schools.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1115
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.